Secretaria de Obras trabalha na manutenção de ponte na Ponta Russa

Equipes trabalham periodicamente nas reformas e reparos nas pontes de madeira do município

BRUSQUE

  22 de fevereiro de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Obras trabalha na manutenção de ponte na Ponta Russa

A Secretaria de Obras iniciou a reforma de mais uma ponte de madeira, desta vez no bairro Ponta Russa. Periodicamente as pontes de madeira necessitam de manutenção, devido à própria ação do tempo, exposição à chuva e o sol, que causam avarias na estrutura. Nesta terça-feira (22), as equipes trabalham na troca de vigas e pranchões, e também na cabeceira da ponte.

No município, ao todo, somavam-se cerca de 500 pontes e pontilhões de madeira, que exigem manutenção e atenção constante da equipe da Secretaria de Obras. Atualmente são cerca de 300, visto que, de acordo com a viabilidade as estruturas de madeira são substituídas por galerias ou tubos. “Isso garante uma maior durabilidade e segurança aos transeuntes”, explica o secretário Ricardo José de Souza.

Durante o mês de janeiro a pasta realizou seis reformas completas em pontes, como na rua ZT 023, no bairro Zantão, onde toda a estrutura antiga foi retirada e construída uma nova no local. Além disso, foram mais de 15 manutenções pontuais em outras ligações. “São estruturas que possuem pequenas avarias, seja no corrimão, cabeceira, ou mesmo no enrocamento do rio ou ribeirão”, detalha Ricardo.

“Nossa equipe fica sempre atenta a essas manutenções e às condições gerais das pontes, pois temos muitos ribeirões, inclusive no acesso às propriedades. Para não deixar ninguém sem acesso às suas casas, precisamos que as pontes estejam sempre com a manutenção em dia”, finaliza.

Confira os principais reformas e manutenções em janeiro:

Confecção completa de ponte – Nova Itália;
Confecção de ponte rua José Dada – Cedro Alto;
Reforma da passarela da ponte da Rodovia Pedro Merisio (486) – Dom Joaquim;
Manutenção da ponte da rua Carlos Bertolini – Ponta Russa;
Recuperação de cabeceira da ponte da rua Alberto Preti, 4115 – Ribeirão Tavares;
Confecção de corrimão de ponte rua SL 009 – Santa Luzia;
Confecção de corrimão de ponte – São Pedro;
Confecção completa de ponte – São Pedro;
Confecção completa de ponte da rua ZT 023 – Zantão.

Inscreva-se na newsletter.