Secretaria de Obras trabalha na limpeza de valas para mitigar problemas com enxurradas

Brusque possui um problema histórico com enchentes e enxurradas, por este motivo a Secretaria de Obras trabalha periodicamente na limpeza […]

BRUSQUE

  15 de março de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Obras trabalha na limpeza de valas para mitigar problemas com enxurradas

Brusque possui um problema histórico com enchentes e enxurradas, por este motivo a Secretaria de Obras trabalha periodicamente na limpeza e desassoreamento de valas, com o objetivo de mitigar os impactos causados pelas chuvas intensas.

“A ocupação de grande parte do solo por construções, ocorre a redução da infiltração da água no solo, e os planos de escoamento que existem acabam se tornando pequenos, por isso precisamos fazer canais artificiais novos e também ajudar no escoamento nos ribeirões”, detalha o secretário Ricardo José de Souza.

O trabalho de limpeza de valas consiste na remoção de sedimentos e outros detritos acumulados no fundo dos ribeirões, canais e córregos, um trabalho preventivo para permitir melhor vazão da água, especialmente em dias de grande volume de chuva. “Além disso, nesta época do ano a vegetação cresce muito mais rápido, o que também dificulta o escoamento da água. E claro, precisamos que a população faça sempre sua parte, realizando o descarte correto de lixo”, conclui.

Inscreva-se na newsletter.