Secretaria de Obras apresenta ações do primeiro semestre

Cerca de R$ 5 milhões em investimento. Este é o montante que a Secretaria de Obras investiu no primeiro semestre […]

21 de julho de 2021

Secretaria de Obras apresenta ações do primeiro semestre

Cerca de R$ 5 milhões em investimento. Este é o montante que a Secretaria de Obras investiu no primeiro semestre deste ano em pavimentação asfáltica, drenagem, enrocamento, limpeza e manutenção de bocas de lobo e paisagismo. O relatório com todo o serviço realizado no período foi apresentado na terça-feira (20), em reunião com os secretários.

Neste primeiro semestre, a pasta realizou importantes obras de drenagem, como na rua Guilherme Steffen, no bairro Steffen. Para esta obra, a Prefeitura adquiriu de um terreno de cerca de 15 mil m², no valor de R$ 800 mil. O terreno permite reter a água das chuvas, evitando alagamento. “Trabalhamos na confecção de uma bacia de contenção, uma espécie de ‘piscinão’, além da implantação da tubulação de drenagem com tubos”, detalha o secretário Ricardo José de Souza.

“Em Brusque temos um problema crônico de enchentes e enxurradas, e como forma de preparar a cidade e minimizar os impactos decorrentes da grande quantidade de chuva em determinados períodos do ano, temos focado nas obras de drenagem e macrodrenagem de águas pluviais em diversos bairros da cidade”, explica Souza.

Neste período, também foram realizadas obras de drenagem nas ruas Valentin Veneri e Vicente Kohler, no bairro Cedro Alto, Hermínio Pavesi, Luiz Zen, LI 045 e Luiz Maffezzolli, no bairro Limeira. Além disso, foram realizados consertos de tubulação em 159 outras vias.

Mais de 20 mil bocas de lobo receberam manutenção

A equipe de manutenção em bocas de lobo realizou mais de 20 mil limpezas. No total, foram 208 ruas atendidas. “A manutenção é constante. É imprescindível que as tubulações estejam desobstruídas para minimizar os problemas. A nossa equipe realiza diariamente o serviço de limpeza do interior das caixas coletoras (bocas de lobo), para melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, complementando os trabalhos, uma equipe composta por pedreiro e servente realiza o conserto de avarias presentes nas caixas coletoras”, explica Souza.

Muito mais do que areia levada pela chuva para as caixas, frequentemente as equipes que fazem as limpezas encontram lixo comum, resíduos provenientes de construção e até ligações de fossas irregulares dentro da boca de lobo, nesses casos a secretaria de obras aciona a vigilância sanitária para as devidas providências. “Para minimizar o problema precisamos da ajuda da população, pois estes dejetos acabam sedimentando e impedem o escoamento das águas pluviais”, frisa.

Limpeza de valas

A limpeza de valas consiste na remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de um rio ou canal, de modo a permitir melhor vazão das águas das chuvas, evitando alagamento nos bairros. O investimento realizado ultrapassa os R$ 110 mil.

Conserto de pontes e enrocamento

Ao longo deste período foram realizados consertos em 24 pontes, nos bairros São Pedro, Águas Claras, Limeira, Thomaz Coelho, Primeiro de Maio, Zantão, Poço Fundo, Dom Joaquim, Santa Luzia, Azambuja, Guarani e Cedro Alto.

Paralelamente a Secretaria de Obras tem realizado contenções (enroncamentos) em rios e ribeirões da cidade. O trabalho consiste na colocação de rochas detonadas nas margens fluviais, evitando erosões e desmoronamento inclusive em imóveis.

Melhoria de vias

Neste primeiro semestre foi realizado operação tapa-buracos em mais de 350 ruas da cidade. Foram utilizados mais de 1.400 toneladas de asfalto. O investimento aproximado com produção de massa asfáltica é de R$ 560mil.

As ruas Arlindo Brogni e DJ 24, no bairro Dom Joaquim, Ovídio Graf, no bairro Paquetá, Marcos Fischer, no bairro São Pedro, e a via do CMEI Clara Maria Furtado, no Santa Luzia, receberam pavimentação. E para melhorar o tráfego de veículos em diversas vias sem pavimentação, são realizados, diariamente, os serviços de patrolamento, areiamento e macadamização das cerca de 500 ruas sem pavimentação.

Beira Rio

Durante o primeiro semestre, a equipe da Secretaria de Obras realizou a limpeza e rebaixamento da avenida Beira Rio, no bairro Limoeiro e construiu o enrocamento da via. Foram abertas duas novas vias de desaceleração. Uma delas na rodovia Antônio Heil, próximo ao antigo Kart Club, com 20 metros de largura e a outra, próxima à Bepe Roza, com 10 metros de largura. A equipe trabalha no serviço de terraplanagem, para posteriormente iniciar as obras de drenagem e compactação para preparação da base e por último a execução da pavimentação asfáltica.

Iluminação Pública

São 33 bairros atendidos durante as 24 horas. Foram 2009 lâmpadas queimadas substituídas, 1008 reatores, 1525 reles e 396 bases de reles. A pasta também segue com a instalação de leds, que já totalizam 669. Além disso, são realizadas manutenções constantes dos locais públicos, como terminal urbano, terminal rodoviário, Praça da Cidadania, Praça Sesquicentenário, cemitério São Judas Tadeu e Parque da Saudade, a pista de skate da Arena Brusque, Tiro de Guerra, entre outros.

Paisagismo

O setor de paisagismo tem trabalhado na revitalização dos jardins das praças, rotatórias e canteiros da cidade. São várias frentes de trabalho que abrangem o Centro e também os bairros. Na mudança de cada estação ou período de troca de flores, são usadas, aproximadamente, 145 mil mudas de flores. “É uma marca da nossa cidade ter os parques, praças e rotatórias sempre floridos. Fazemos um trabalho diário de manutenção destes locais para que nossa população sinta-se à vontade e possa contemplar estes lugares quando vai ao trabalho e também curtir com a família nos finais de semana”, finaliza Souza.