Secretaria de Educação realiza formação on-line

“A capacidade de se reinventar” é o tema da live, que será realizada no canal da pasta no YouTube, pelo coach Rodrigo Cesari

19 de maio de 2020

Secretaria de Educação realiza formação on-line

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, realiza Formação Continuada com o tema “A capacidade de se reinventar”, com o coach Rodrigo Cesari. O encontro on-line será nesta sexta-feira (22), às 9h, no canal da pasta no YouTube. Esta é a segunda formação on-line realizada para os profissionais da rede municipal (professores, coordenadores, diretores, entre outros). A primeira experiência foi viabilizada no último dia 15, pelo Núcleo de Apoio Multidisciplinar a Educação Inclusiva (NAMEI) sobre autismo, em parceria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Brusque).

“Os profissionais da educação estão em trabalho remoto, então essa formação continuada faz parte desse trabalho. Nós tínhamos um calendário presencial, que seria executado durante o ano, mas com a pandemia não foi possível viabilizar. Então iniciamos a formação on-line”, explica a assessora pedagógica, Franciele Mayer.

De acordo com ela, a escolha do profissional foi baseada em seus conhecimentos na parte de motivação, bem como do andamento das ações para combate ao Coronavírus (Covid-19) no município, visto que Cesari é também diretor na Secretaria de Saúde.

“A live terá duração de até uma hora e meia. Combinamos que ele fará uma introdução para informar aos servidores todas as ações e como está a situação da doença no nosso município, até para tranquilizar as profissionais. Como são muitas informações que circulam nas redes sociais observamos que muitas delas ficam aflitas com o cenário. Logo após, ele fará uma fala motivacional”, ressalta.

O conteúdo da live

De acordo com Cesari, os profissionais da educação, assim como toda população teve que, literalmente, exercitar sua capacidade de se reinventar durante a pandemia. “Esse tema é muito propício para o momento. Do dia pra noite tivemos que rever a nossa forma de viver e agir e rever a nossa conduta profissional, principalmente. E os professores tiveram que reinventar seu processo de ensino e aprendizado, a forma de atingir não só os alunos, mas as famílias. Tudo isso, causa desconforto, medo e insegurança”, destaca.

Para o coach, a preocupação nesse momento é muito grande, principalmente em relação ao bem estar e a saúde emocional dos profissionais “Essa palestra visa exatamente trabalhar questões humanas, que fazem parte de cada um de nós. O fato é que todos nós, de uma maneira ou de outra, inventamos uma forma de viver com base na nossa rotina. A vida é uma sucessão de fatos inéditos e a cada momento a gente tem que reinventar, mas por outro lado é fato também, que a situação a qual a gente está inserido, em virtude dessa pandemia, fez com que grande parte da nossa estrutura vivencial tivesse que ser readaptada, de uma maneira muito mais intensa. E muitos de nós não estamos acostumados a lidar com mudança, pois toda mudança gera desconforto e angústia”, acrescenta.

Cesari enfatiza que os sentimentos vivenciados por todos durante a pandemia darão norte a palestra, que visa conscientizar, alertar e tentar oferecer alguma estrutura aos profissionais da educação, no sentido de fazer com que exercitem cada vez mais a capacidade de se reinventar, de buscar dentro de si aquilo que existe de melhor: a criatividade para superar este momento. “Agradeço a oportunidade que me foi dada pela Secretaria de Educação e parabenizo a secretária (Eliani Aparecida Busnardo Buemo), pela preocupação com o bem estar dos profissionais”, finaliza.