Secretaria de Educação inaugura primeira estação meteorológica na escola João Hassmann

Na manhã desta quinta-feira (24), foi realizada a inauguração da primeira das 40 estações meteorológicas adquiridas pela Secretaria de Educação […]

BRUSQUE

  24 de novembro de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Educação inaugura primeira estação meteorológica na escola João Hassmann

Na manhã desta quinta-feira (24), foi realizada a inauguração da primeira das 40 estações meteorológicas adquiridas pela Secretaria de Educação para as escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado na escola João Hassmann, no bairro Guarani. Os equipamentos vão servir como mais uma nova ferramenta de ensino e importante recurso para monitoramento em tempo real das condições climáticas da cidade.

Os professores já passaram pela capacitação e a partir do próximo ano letivo a estação será utilizada como ferramenta para estudos interdisciplinares, como explica o professor Rogério Santos Pedroso, assessor de Inclusão Digital: “Esse projeto foi elaborado pela Secretaria de Educação com dois objetivos, o primeiro é pedagógico, possibilitando que alunos e professores tenham a experiência de didático e pedagógica usando a estação meteorológica como material. O segundo é auxiliar a Defesa Civil, oferecendo informações em tempo real, para que eles possam analisar e oferecer aos bairros, informações em tempo real”.

Eliani Aparecida Busnardo Buemo, lembrou que as estações fazem parte do programa de robótica educacional. “Seu papel é muito importante, tanto para a formação dos alunos em uma perspectiva interdisciplinar, na união de várias áreas, e também com a mesma importância para levar à Defesa Civil informações que poderão servir para tomada de decisão”.

Atualmente, a cidade possui 10 estações meteorológicas próprias (e outras 14 de responsabilidade do Governo Federal) e de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, com os novos equipamentos, praticamente 100% da área urbanizada da cidade passará a ser monitorada. “É um marco esta inauguração, que vai dar espaço para as próximas, serão 40. Algumas já estão sendo instaladas. Para a Defesa Civil, isso é muito importante, para monitorarmos o clima na cidade. Muitos locais não são monitorados, e com quem estas instalações, serão monitorados. Teremos dados de chuva, vento e temperatura, algo que não temos na cidade com estações do município”.

Inscreva-se na newsletter.