Secretaria de Educação conscientiza equipe sobre prevenção ao Coronavírus também fora do ambiente escolar

Reunião com 61 gestores foi realizada nesta quarta-feira (31) e tratou ainda sobre ações realizadas em parceria com Secretaria de Saúde

1 de abril de 2021

A Secretaria de Educação de Brusque realizou nesta quarta-feira (31) mais uma reunião com os 61 gestores das escolas da rede municipal. Entre os principais assuntos tratados, a atualização diária dos dados relacionados à pandemia de Covid-19, as novas orientações técnicas da Diretoria de Vigilância de Santa Catarina (DIVE/SC) para atuação diante de casos suspeitos ou confirmados da doença em estudantes e servidores, e o pedido de conscientização das equipes para manter os protocolos sanitários fora do ambiente escolar, neste feriado e no dia a dia de cada um.

“Esta reunião, que foi on-line, teve como pauta principal reforçar junto aos gestores a necessidade de fazer todos os registros no sistema (SGE), para que ao final de cada dia a Secretaria possa compilar os dados e publicar em relação a profissionais e alunos afastados, por contato com pessoas contaminadas pelo Coronavírus ou com suspeita”, detalha a secretária, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

De acordo com ela, foi aberto um canal de comunicação com a Secretaria de Saúde para que se tenha o registro individual por escola de todas as ocorrências. “Realizamos uma reunião durante a semana com o secretário de Saúde, dr. Osvaldo Quirino de Souza e sua equipe. Ali também foram tratadas algumas ações, para que possamos garantir a segurança e o cumprimento dos protocolos nas unidades escolares”, explica.

Conscientização

A secretária Eliani ressalta que foi pedido aos gestores para enfatizar com suas equipes a importância de observar os protocolos e cuidados, como manter o distanciamento, a higiene, o uso do álcool em gel e a necessidade do uso de máscara em ambientes internos e externos.

“Nós já tínhamos feito uma campanha, por meio de alguns materiais visuais, e resolvemos agora na véspera do feriado reforçar, com intuito de que as pessoas retornem saudáveis segunda-feira para suas unidades escolares. E que possamos continuar garantindo a segurança da saúde. Temos feito o acompanhamento dia a dia e para um número de 14 mil alunos e mais de dois mil servidores contamos que esteja sendo um sucesso todas as ações”, frisa.

Agradecimento

A secretária agradece a colaboração de todos os profissionais. “Agradecemos e homenageamos todos os profissionais da Educação, que tem bravamente e com bastante responsabilidade mantido suas atividades. Obviamente que as perdas nos deixam bastante entristecidos, mas neste momento que estamos agora, nós cristãos que vivemos a Páscoa como uma data bastante emblemática, para mostrar que a vida foi vitoriosa em relação a morte com a ressurreição de Cristo. Então, é disso que nós queremos falar: de vida, uma vida saudável e plena”, diz Eliani.

Conforme ela, a Secretaria de Educação não mede esforços para que chegue a todos os profissionais os EPIs e materiais necessários para manter a higiene e todos os demais cuidados necessários “A reunião foi muito produtiva. Os gestores compreenderam a mensagem. Tenho certeza que as unidades escolares neste momento estão bem informadas sobre todos os cuidados que precisamos ter, sobretudo neste feriado”, finaliza.