Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove consultoria para empresários do setor têxtil

Encontro, em parceria com o Sebrae, visa levantar as necessidades da principal atividade econômica do município

25 de novembro de 2021

O setor têxtil é a principal atividade econômica de Brusque, e como outros setores foi fortemente impactado pela pandemia de Covi-19. Com o objetivo de ouvir as necessidades do setor e auxiliar a encontrar soluções, nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae Brusque, realizou um encontro com empresários do ramo.

O consultor do Sebrae, Mário Santiago, liderou a reunião e falou sobre o panorama das empresas e da economia no atual momento. “Hoje realizamos uma etapa inicial de conversa com os empresários na ideia de ouvir as empresas depois de quase dois anos em um cenário completamente atípico, com a pandemia impactando em vários negócios”, explica.

Durante o encontro os participantes abordaram o cenário que se encontram, quais são as dificuldades e quais caminhos a seguir. “Conseguimos conversar com eles hoje sobre as principais dores e impactos que eles têm tido para manter as atividades deles em funcionamento e pensando sempre no crescimento e no desenvolvimento deles aqui na cidade e na região. Conseguimos muitas informações interessantes que servirão para pensarmos uma forma do Sebrae participar mais intensamente e participar dentro da realidade atual das empresas”, detalha Santiago.

“No próximo ano queremos construir ações que diminuam as dificuldades que eles vem enfrentando, seja na manutenção dos empregos, no desenvolvimento tecnológico das empresas, abertura para novos mercados e nas ações de governança. Esse foi o primeiro passo, agora junto com os técnicos do Sebrae criamos uma lista de atuações para Brusque.

O empresário Jeferson Conti destaca que o mercado está cada vez mais dinâmico e desafiador e que iniciativas como esta são ótimas para avaliar o cenário. “A pandemia foi um momento desafiador para todo mundo, rever processos, e agora é hora do setor se unir e encontrar os caminhos”.

Para o empresário Cassiano Vieira, apesar dos desafios, o momento é de otimismo, porém cautela. “Esta conversa é primordial, discutir com outras pessoas que passam pelos mesmos problemas que a gente e ter o suporte do Sebrae nos auxiliará para o planejamento no próximo ano”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, ressalta que o papel da pasta é auxiliar para que os empreendedores consigam se manter fortes e competitivos, para que a cidade siga sendo referência na produção têxtil. “Tivemos um momento de pandemia que ainda abala o setor, e agora queremos traçar como o setor se comportou neste período e saber quais são as dores e dificuldades destes setores. Este encontro foi extremamente valioso, uma conversa interessante e bem aberta”.

Para Ademir, o principal é estar atento ao que ocorre no setor para deixá-lo fortalecido. “Temos que ter um olhar de preocupação. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem esse olhar, precisamos juntar forças para que nós tenhamos aqui em Brusque um polo têxtil organizado e forte, assim quem ganha é sempre Brusque”, finaliza.