Secretaria da Educação realiza formação sobre primeiros socorros com apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros

Desde o último dia 21 e até o próximo dia 3 a Secretaria da Educação de Brusque está promovendo uma […]

30 de janeiro de 2020

Desde o último dia 21 e até o próximo dia 3 a Secretaria da Educação de Brusque está promovendo uma capacitação sobre primeiro socorros com apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros.

A iniciativa é voltada a monitores, professores, coordenadores e demais profissionais da rede de ensino de Brusque, atendendo, ao mesmo tempo, a legislação municipal. Nos dias 21 e 22 a ação começou com foco nos monitores. Já nesta terça (27) e quarta-feira (28) os alvos foram os professores da educação infantil.

Conforme comenta a secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, o foco, durante o ano, é chegar a todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Todos os participantes serão certificados pela Escola de Administração Pública de Brusque (Esap).

A formação continuada tem diversas outras ações, entre elas visitas as escolas de campo. “Queremos que todos conheçam a realidade das escolas, para que possam inspirar também ações que serão refletidas nas escolas urbanas”, diz Eliani.

Ela comenta que uma parte da educação continuada está relacionada ao estudo da proposta pedagógica da rede, que já está finalizada e socializada para todas as escolas. “Vamos imprimir alguns e entregar mais para possibilitar discussão e reelaboração dos projetos pedagógicos das escolas. Todas já estão abastecidas da proposta que foi um trabalho bem árduo, que começou em 2018, com algumas discussões, foi sistematizado por meio assessores em 2019, passado pela faculdade de Educação da Udesc e finalmente finalizado”, afirma. “Para nós, uma etapa vencida bastante importante, com a proposta pedagógica pautada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, completa.

Nos próximos dias, em 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a própria Eliani será a responsável pela formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores ao falar sobre o tema. “Convidada pela diretoria da Educação Infantil, aceitei esse desafio. Falarei sobre a nova BNCC, os campos de experiência, direitos de aprendizagem, e nova postura e atitudes que teremos que fazer frente a essa área. Uma construção diária, mas não tenho dúvida de que chegaremos lá, sobretudo pela experiência que pude ter visitando o Reggio Emilia (comuna na Itália com proposta pedagógica voltada para a criança como protagonista na construção do seu conhecimento), referência para o mundo na educação de crianças pequenas”, finaliza a secretária.