Secretaria da Educação promove debate com o tema racismo

Live será realizada nesta sexta-feira (26) a partir das 9h, no Youtube

25 de junho de 2020

Secretaria da Educação promove debate com o tema racismo

Seguindo programação de formação de professores, a Secretaria da Educação de Brusque promoverá um debate nesta sexta-feira com o tema racismo. A live inicia a partir das 9h e será transmitida no Youtube da Secretaria da Educação.

A abertura do encontro inicia com a exibição do documentário “De Onde eu vim”, que conta a história de imigrantes haitianos que residem em Brusque e a relação deles com a professora que se dedica a ensiná-los a língua portuguesa.

Conforme explica a diretora da Educação Infantil, Ivanete Lago Groh, o tema da live será “EducaAçãoAntirracista” e tem como foco “educar-se para uma prática pedagógica não discriminatória e excludente”.

Ela diz que o objetivo dessa reflexão é trabalhar com professores, diretores, coordenadores e monitores com a participação de convidados do segmento universitário, pedagógico e cultural.
“Toda a rede da Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) também está sendo convidada para acompanhar a transmissão. É importante porque conseguimos dar uma amplitude grande sobre o tema, além da nossa região, e isso é extremamente significativo para a formação dos professores nesse momento”, observa Ivanete.

Ela lembra que, nos últimos dias, a Secretaria da Educação já realizou um evento com o professor e filósofo Rodrigo Cesari, que abordou sobre a capacidade de se reinventar, cujo a participação dos servidores da rede municipal da Educação foi bastante significativa. Na última semana, a live “documentação pedagógica”, com a professora Joyce Rosseti, criadora do site tempodecreche.com.br alcançou mais de 10 mil visualizações no Youtube.”É um tema que também repercutiu significativamente e de sua importância para os professores da rede municipal”, comenta Ivanete.

Saiba mais sobre os participantes:

Daíra Andréa de Jesus – Advogada atuante em Santa Catarina e sócia da Werner & Schmitz Advogados Associados. Leciona Direito Civil (Família) no Curso de Direito no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Possui graduação em Direito, especialização em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior e Formação para o Magistério Superior (UNIVALI) – Mestranda em Direito das Migrações Transnacionais pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Università degli Studi di Perugia – UNIPG. Atua como professora orientadora/advogada junto ao Núcleo de Prática Jurídica – NPJ. Integra o Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos de Itajaí-SC, o Comitê de Memória e Patrimônio Cultural, o Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos e a Comissão de Direitos Humanos, todos da UNIFEBE.

Marlina Oliveira – Coordenadora Pedagógica – Mestra em Educação – Doutoranda em Educação – pela UFPR.

Marcelo Backes Navarro Stotz KBLERA – Possui graduação Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (1985), especialização em Pesquisa em Fisiologia do Exercício pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Capoeira; cultura popular, lutas, práticas corporais, cutura afro-brasileira.

Tatiane Ventura – Coordenadora Pedagógica efetiva na rede municipal de Brusque desde 2010 – Possui Graduação em História (Unifebe), Pós- graduada em Educação Especial e Gestão Educacional: Administração, Supervisão e Orientação.