Secretaria apresenta ao Prefeito o projeto “Aprende + Brusque”

Ação é destinada a estudantes com defasagem na aprendizagem escolar

2 de março de 2022

Secretaria apresenta ao Prefeito o projeto “Aprende + Brusque”

Acompanhada de sua equipe técnica, a secretária de Educação apresentou, na tarde desta quarta-feira (02), ao Prefeito Ari Vequi, o projeto “Aprende + Brusque”. A iniciativa prevê aos alunos da rede municipal a oportunidade de recuperação de aprendizagens, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, consideradas fundamentais no processo de aprendizagem escolar.

Pela proposta, os estudantes com dificuldades nas habilidades essenciais serão atendidos em período de contraturno escolar para que possam sanar suas dúvidas e, então, evoluir no processo de aquisição do conhecimento. Isto porque, as transformações ocorridas a partir de 2020 devido à pandemia da Covid-19, que inicialmente acarretou em isolamento social e suspensão das atividades presenciais de ensino, e depois, com a modalidade remota das aulas, fizeram com que se tornasse necessário o surgimento de estratégias para manter o vínculo dos estudantes com a aprendizagem.

Assim, a Secretaria de Educação instituiu, ainda em 2020, as Sondagens Pedagógicas, que são instrumentos de avaliação de ensino e que servem como subsídio para os profissionais planejarem e replanejarem futuras ações pedagógicas, com vistas à qualidade do ensino ofertado e a recuperação das habilidades não consolidadas. Desde a sua criação, quatro Sondagens Pedagógicas foram feitas, sempre ao final de cada trimestre. E de posse desses dados, ainda no ano passado, foi lançado o projeto piloto de reforço escolar, que em 2022 se consolida em todas as unidades da rede.

“Precisamos nos atentar às desigualdades de aprendizagem que surgem durante toda a vida escolar, mas, principalmente, no pós-pandemia. Os estudantes em defasagem precisam ter as suas necessidades atendidas. Ter esse olhar para a equidade é muito importante e é o que buscamos com o projeto Aprende + Brusque”, reforça a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Ela explica que o projeto começa a ser implementado imediatamente, com reuniões, levantamento dos alunos e contato com os pais ou responsáveis, que precisam autorizar ou não, por escrito, a participação dos estudantes na ação.