SB Brasil: Brusque participa de estudo do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal da população

O levantamento será realizado nas casas da região do Centro II, de acordo com o sorteio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

BRUSQUE

  29 de junho de 2022


Ouça o texto
SB Brasil: Brusque participa de estudo do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal da população

Brusque está entre os 420 municípios do país que vão participar de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população. O SB Brasil é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar e reorientar o modelo de atenção à saúde bucal, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Brusque, o levantamento será realizado na região do Centro II, de acordo com o sorteio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Edison Luiz Estevão Filho, explica que a equipe é constituída por um cirurgião-dentista, um auxiliar de saúde bucal e um agente comunitário de saúde. De acordo com Edison neste momento a equipe realiza o cadastramento das residências do território e na próxima semana iniciam os cadastros das pessoas.

O levantamento epidemiológico vai se basear na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, e da avaliação da saúde bucal com um exame físico de pessoas de cinco grupos, com idades de 05, 12, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Na análise, também serão verificados os agravos bucais como prevalência de cárie dentária, doença periodontal, problemas ortodônticos, além de necessidade e urgência de tratamento odontológico e de próteses dentárias.

“Para que o estudo tenha uma amostra mais fiel a realidade é muito importante que os moradores da região recebam as equipes em suas casas. Os resultados do estudo vão para uma análise técnica do Ministério da Saúde, para planejar as ações futuras da saúde bucal, as reais necessidades”, reforça Edison.

O estudo tem o apoio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no planejamento e cálculo das amostras, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com suporte na calibração e capacitações. O levantamento é feito a cada 10 anos pelo Ministério da Saúde, porém, em 2020 não pode ser feito devido a pandemia do Covid-19. Mais informações sobre o programa acesse o link: https://tinyurl.com/4fpjm5ut

Inscreva-se na newsletter.