Saúde convoca beneficiários de aparelhos de HGT e de fralda para recadastramento

Todas as pessoas com diabetes que fazem o controle da glicemia e os usuários de fraldas devem procurar a UBS mais próxima

BRUSQUE

  31 de agosto de 2021


Ouça o texto
Saúde convoca beneficiários de aparelhos de HGT e de fralda para recadastramento

A Prefeitura de Brusque promove, no período de 1º a 15 de setembro, o recadastramento de pacientes que fazem uso do aparelho e recebem insumos para controle de glicemia, popularmente chamados de “aparelhos de HGT”.

A medida se destina a todos os pacientes contemplados: idosos, adultos, gestantes e crianças, portadores de Diabetes mellitus. O recadastramento também é indicado para os usuários do Sistema Único de Saúde que recebem fraldas do município, por meio da Secretaria de Saúde.

Para tanto, é necessário que o paciente se dirija à Unidade Básica de Saúde onde é atendido, munido de documento de identidade e cartão nacional do SUS.

A diretora geral da Secretaria de Saúde de Brusque, Camila Pereira, explica que uma normativa técnica contempla o benefício e que a pasta necessita dessas informações para planejar suas futuras compras. “Precisamos atualizar as informações para que possamos prover o quantitativo de insumos a serem adquiridos, como as fitas reagentes e as fraldas”, reforça.

O que é Diabetes mellitus

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose. Ou seja, o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O controle glicêmico inadequado desse hormônio resulta no aparecimento de graves complicações de saúde que reduzem a expectativa de vida.

A Lei Federal n. 11.347, de 27 de setembro de 2006, estabelece a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à aplicação de insulina e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos.

E a Portaria n. 2.583 do Ministério da Saúde, de 10 de outubro de 2007, define o elenco de medicamentos e insumos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei n. 11.347/2006, aos usuários portadores de diabetes mellitus.

Dados de abril deste ano da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que são mais de 12 milhões de pacientes com a doença no país.

Inscreva-se na newsletter.