Saúde completa a lista de oferta de 10 métodos contraceptivos a mulheres e homens

Primeiro DIU do novo protocolo é implantado

26 de outubro de 2022

A quarta-feira (26), é mais um marco para a saúde de Brusque. Isso porque a Secretaria de Saúde implantou o primeiro Dispositivo Intrauterino (DIU), nos formatos do novo protocolo. Com isso, a pasta passa a ofertar a mulheres e homens, 10 métodos contraceptivos. A ação integra o Planejamento Reprodutivo, que tem o objetivo de promover educação e assistência em contracepção, visando prevenir e evitar as consequências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada.

O Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, ressalta o posicionamento científico da Secretaria em relação aos métodos, e reforça que a decisão sempre será do usuário. “Avançamos mais um passo dentro do Planejamento Reprodutivo. O DIU é um método seguro, que será feito dentro das orientações médicas, com uma fila exclusiva para o procedimento. De acordo com estudos, ele traz grandes resultados para a saúde da população, pois, através da prevenção de gravidez não desejada, também atua na diminuição de aborto, mortalidade infantil e materna”.

Para implantação do DIU, a porta de entrada são Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nestes locais, a mulher passará por uma consulta médica ou de enfermagem para avaliação, com esclarecimento sobre o método, as indicações e as contra indicações. Além de precisar apresentar um exame citopatológico recente, ou seja, inferior a seis meses, ausência de IST, e assinatura do termo de consentimento. O procedimento é realizado em Brusque, conforme a ordem de solicitação.

Sobre o DIU

De acordo com o Ministério da Saúde o DIU, é um método altamente efetivo, que apresenta excelente custo-benefício. O DIU com cobre apresenta taxas de gravidez inferiores
a 0,4 % (ou 4 mulheres a cada 1000) no primeiro ano. Nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor. O DIU não impede a mulher de engravidar no futuro, se ela assim desejar.

Vantagens

• Método seguro: risco de gestação menor de 1%
  • É um método reversível (a mulher pode ficar grávida quando retirar o aparelho);
  • Não interfere nas relações sexuais;
  • Pode ser usado durante a amamentação;
  • Pode ser usado por mulheres que ainda não engravidaram;
  • Também pode ser utilizado por mulheres que já têm filhos e que desejam espaçar a próxima gravidez;
  • Não interfere com outras medicações;
  • Pode ser utilizado até a menopausa;
  • É possível que seja introduzido na maternidade no pós-aborto e pós-parto imediato.

Desvantagens

• Pode aumentar um pouco a quantidade e a duração do sangramento menstrual;
  • Pode causar um pouco de cólicas no período menstrual

Mitos e fantasias

• O DIU não é um método abortivo e não causa câncer
  • Não aumenta os riscos de infecções vaginais

Contraindicações

As mulheres com os seguintes problemas não devem usar o DIU:

• Sangramento vaginal sem diagnóstico
  • Infecção genital no momento da colocação
  • Portadoras de doenças que alteram o útero como mioma ou septo uterino

Indicações

• Pode ser usado por adolescentes, mulheres saudáveis em qualquer idade, com ou sem filhos.
  • Fumantes, hipertensas, obesas, diabéticas, com câncer de mama, trombose, com doença cardiovascular (derrame, infarto), dor de cabeça, doenças do fígado, epiléticas que usam anticonvulsivantes.
  • No pós-parto, durante a amamentação e após abortamento.

Métodos oferecidos no Planejamento Reprodutivo

• Pílula anticoncepcional combinada
  • Minipílula anticoncepcional
  • Pílula de emergência