Saúde alerta para falta de medicamento Clopidogrel

Fabricantes alegam dificuldade de acesso à matéria-prima, comprometendo o abastecimento

27 de agosto de 2021

Saúde alerta para falta de medicamento Clopidogrel

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica, informa à comunidade sobre a dificuldade em manter o abastecimento na rede municipal do medicamento Clopidogrel 75 mg.

Empresas alegam dificuldade de acesso à matéria-prima, e com isso a produção do medicamento fica comprometida. “Desde o início do ano estamos tendo dificuldade com relação a este medicamento. Recebemos alguns pedidos mas muitos deles não foram atendidos na sua totalidade. Dessa forma, não conseguimos vencer a demanda da rede”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Sassi.

Segundo ela, o município recebeu uma previsão da empresa vencedora da licitação para fornecimento deste item, para a entrega do medicamento no final de agosto. “Agora, o prazo foi alterado e está para ser faturado na última semana de setembro”, argumenta a diretora.

Patrícia Sassi que esta não é a primeira vez que a situação ocorre, uma vez que os problemas no abastecimento são recorrentes. “Temos solicitações em aberto desde fevereiro”, destaca.

O clopidogrel é um medicamento que se destina a evitar a agregação plaquetária, ou seja, a formação os trombos (coágulos), em pessoas que tenham risco aumentado para suas formações. É uma medicação indicada a pacientes com problemas cardíacos, como forma de prevenção a infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte vascular.

CISAMVI

Brusque efetua suas compras de medicamentos por duas formas: via licitação municipal e também por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), o que se torna mais vantajoso para a cidade. Isso porque há o respaldo jurídico e especialmente, pela questão financeira, com a redução de preços face ao maior quantitativo adquirido pelo Consórcio regional para o abastecimento dos municípios integrantes do bloco associativo.

O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), Cleones Hostins, reconhece que a dificuldade na aquisição do Clopidogrel 75 mg ocorreu. Mas, segundo ele, no âmbito administrativo, está sanada. “Trocamos o fornecedor, que não está cumprindo as entregas, agora a situação já está regularizada”.

Cleones Martins afirma que os novos pedidos de Brusque e das demais cidades da região serão atendidos. Segundo ele, as novas solicitações feitas pelas cidades serão enviadas pelo CISAMVI à representante da indústria farmacêutica em 30 de agosto. Já o prazo de entrega do medicamento pelo fornecedor ao consórcio regional é para até 20 de setembro, quando, então, deve ser destinado às cidades solicitantes.

Diante da informação do representante do CISAMVI, a Diretoria de Assistência Farmacêutica de Brusque cita que aguarda a liberação do sistema de compra do consórcio regional para então efetuar o seu novo pedido. “E, dessa forma, esperamos que no final de setembro o novo fornecedor cumpra com o prazo previsto”, finaliza Patrícia Sassi.