Samu comemora 16 anos de atuação em Brusque

Confraternização na tarde desta terça-feira marcou a data

15 de março de 2022

Samu comemora 16 anos de atuação em Brusque

Nesta terça-feira (15), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), completa 16 anos de atuação em Brusque. Para celebrar a data, durante a tarde, no Quartel dos Bombeiros, no bairro Águas Claras, foi realizada uma confraternização. O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, esteve presente, junto com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), tenente-coronel, Jorge Artur Cameu Júnior, e o capitão da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Brusque, Rodrigo Gonçalves Basílio.

Na oportunidade, o secretário parabenizou o Samu pelos 16 anos. “O Samu executa um trabalho fundamental, presta um serviço de grande relevância para a cidade, especialmente se pensarmos nas pessoas que recebem o atendimento, no quanto o serviço é importante, porque são pessoas capacitadas que chegam para o resgate com esperança de vida”.

O comandante regional dos Bombeiros destacou a parceria entre os órgãos. “Percebemos uma sintonia muito grande entre os serviços. Parabéns pelos 16 anos e estamos sempre à disposição”, afirmou o tenente-coronel Jorge Artur.

Desde o mês de setembro de 2017, o Samu atende no mesmo local que o Corpo de Bombeiros. O fato, de acordo com o comandante da Companhia, otimizou o trabalho realizado pela equipe. “Somos muito parceiros. Temos uma harmonia e isso reflete na ponta, no atendimento à população. Tenho pouco tempo aqui, mas já afirmo que vou reforçar essa parceria”.

A regulação do Samu é feita no município de Blumenau. Atualmente, a equipe do Samu conta com quatro motoristas socorristas, quatro técnicos em enfermagem, e a enfermeira supervisora, Aline Fagundes, que trabalham 24h por dia, sete dias da semana, no telefone 192.

A tarde de confraternização, também contou com uma fala motivacional do secretário de Comunicação, Rodrigo Cesari.

Samu nos últimos oito anos, em números

O Samu tem atuação intensa em Brusque. Confira os números das ocorrências atendidas durante os últimos oito anos. Em 2014, foram 2.031; em 2015, são 1.599 ocorrências; em 2016, foram 1.828; em 2017, 1.943; em 2018, 2.727; em 2019, 3.259; em 2020, 2.998 e em 2021 foram 3.148.

Unidade de Suporte Avançado

Durante a comemoração pelos 16 anos de atividade no município, o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, informou que Brusque receberá uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O que, segundo ele, vai ser um avanço no atendimento. “Nossa cidade foi contemplada com a USA, e vamos poder alavancar os nossos serviços, com a presença de um médico e mais equipamentos. Acredito que ainda esse ano ela já esteja à disposição”, previu.