Samu: Brusque passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado (USA)

Cidade permanece com Unidade de Suporte Básico (USB), gerida pelo município

14 de dezembro de 2022

Samu: Brusque passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado (USA)

Brusque avança mais um passo para o bem-estar da população. Na manhã desta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado, inauguraram uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) – ambulância com UTI móvel e que ficará localizada na Rua Azambuja, no bairro Azambuja. A cidade também permanece com a Unidade de Suporte Básico (USB), gerida pelo município, conforme convênio firmado em 2017 e que tem sua base instalada na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Águas Claras.

O prefeito Ari Vequi salienta que essa é uma conquista histórica e que estava no plano de governo. “É um sonho que realizamos hoje, agradeço ao governo do Estado, por termos à disposição essa unidade, certamente salvaremos muitas vidas com o serviço. Essa é mais uma conquista para a nossa cidade, para a saúde pública”.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, ressalta a ampliação do serviço para Brusque e região. “Com certeza essa nova unidade vai oferecer mais qualidade no serviço e a garantia de um atendimento mais seguro e ganho em tempo para salvar a vidas. Existem apenas 25 unidades semelhantes no Estado, e nós estamos muito felizes de encerrarmos o ano com essa notícia. Ganha a cidade e a região como um todo, que será melhor atendida”.

Também presente na inauguração da nova sede, o secretário de Saúde do Estado, Aldo Baptista Neto, salientou a importância para a região a vinda da Unidade de Suporte Avançado. “É uma região povoada, com um grande número de acidentes de trânsito e trabalho. Com essa unidade vamos diminuir o tempo no atendimento, com a presença do profissional médico na cena dos fatos para procedimentos mais complexos e evasivos. Estamos ampliando o serviço e buscando atender melhor a população”.

O investimento para abertura da nova base em Brusque conta com recursos do Governo do Estado e foi executado pela FAHECE, gestora do Samu em Santa Catarina. Para operação da unidade, foram contratados 10 médicos, cinco enfermeiros, cinco socorristas e quatro auxiliares de higienização. Com o investimento de R$ 4,1 milhões para equipamentos, infraestrutura, custeio, contratação e manutenção anual de equipe técnica, essa será a terceira base de atendimento na Macrorregião do Vale do Itajaí.

“O SAMU é uma operação de extrema importância, porque é o primeiro atendimento que o paciente recebe em casos de urgência e emergência e vai determinar, muitas vezes, a chance de salvar uma vida. A FAHECE tem grande orgulho em fazer a gestão deste serviço em nosso estado”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.