Samae visita Emasa para conhecer sistema de geração de cloro

Autarquia brusquense estuda a aquisição de maquinário para substituir a dosagem tradicional da substância química

12 de abril de 2021

Samae visita Emasa para conhecer sistema de geração de cloro

Na tarde da última sexta-feira, 9 de abril, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo; acompanhado do químico responsável da autarquia, Ricardo Bortolotto; e, também, do operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), André de Castro Nunes; fez uma visita técnica à Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú.

O motivo do encontro foi conhecer de perto o sistema de geração de cloro utilizado pela autarquia do litoral, que é o mesmo equipamento que o Samae Brusque deseja adquirir nos próximos meses. O maquinário, responsável por formar a substância química com a utilização de água, sal e eletricidade, tem como objetivo substituir a dosagem tradicional do cloro, que é usado, por sua vez, para oxidar os materiais orgânicos presentes no processo de tratamento.

A comitiva do Samae foi recebida pela analista química Joanna Ferreira Godinho, responsável pelo laboratório de controle e monitoramento da qualidade da água tratada no Emasa. A servidora, que atua desde 2014 na empresa, mostrou em detalhes como se dá o funcionamento e manutenção do equipamento. Além disso, Joanna também apresentou as demais estruturas presentes na autarquia, como a Estação de Tratamento de Lodo (ETL) e, também, o Centro de Controle de Operações (CCO).

“Foi uma visita muito rica mesmo”, declara o diretor-presidente do Samae. “Viemos à campo para termos certeza de que investir em um gerador de cloro faz parte do caminho que o Samae precisa seguir para continuar a ser referência em tratamento de água. Queremos com isso trazer mais qualidade e, também, segurança operacional para nossos servidores, já que lidar com cloro do modo como é feito hoje tem os seus riscos”.

Outros benefícios do gerador de cloro

Estabilidade residual em pontas de rede;
Oxidação de ferro e manganês, que causa ocorrências de água turva;
Redução de passivos ambientais e trabalhistas;
Reduz odores na ETA;
Redução de custos diretos e indiretos.