Samae trabalha durante o fim de semana em conserto de adutora no Guarani

Tubulação de grande diâmetro, responsável por levar água bruta para tratamento, acabou se rompendo no último sábado (7); confira efeitos no abastecimento para o município

BRUSQUE

  9 de maio de 2022


Ouça o texto
Samae trabalha durante o fim de semana em conserto de adutora no Guarani

O rompimento de um trecho da adutora de água bruta que passa pela rua General Osório, no bairro Guarani, na manhã do último sábado (7), fez com que o final de semana fosse marcado por trabalho intenso dos servidores de plantão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque.

Até o início da noite deste domingo (8), diversos profissionais do setor técnico da autarquia trabalharam no conserto da tubulação, com o objetivo de garantir o pleno abastecimento de água potável na maior parte da cidade.

Todavia, a diminuição da capacidade de produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, aliada a uma queda de energia que afetou o sistema de captação de água bruta – que já trabalhava em capacidade reduzida por conta do rompimento mencionado, ocasionou uma diminuição brusca no nível dos reservatórios que abastecem 70% do município.

O coordenador-geral da área técnica do Samae, Juliano Pereira, explica que as ocorrências dos últimos dois dias irão reverberar durante a semana. Isto ocorre, pois, mesmo com o tratamento já normalizado, os reservatórios demoram a recuperar o nível considerado normal. Isto acarreta em baixa pressão em localidades com cotas mais elevadas de altura.

“O conserto foi realizado com sucesso. É um serviço muito demorado mesmo, por se tratar de uma rede de um grande diâmetro. Mas o tratamento já está normalizado, a pista já encontra-se liberada e assentando a terra para pavimentação ainda nesta semana, e agora estaremos trabalhando para recuperar nossos reservatórios”, explica Pereira.

Para mais informações, ligue para o telefone 47 32550500.

Inscreva-se na newsletter.