Samae recebe primeiro módulo de nova ETA Compacta

Nas próximas semanas deverão chegar à companhia o decantador e o filtro da nova estação

BRUSQUE

  7 de novembro de 2022


Ouça o texto
Samae recebe primeiro módulo de nova ETA Compacta

Prosseguem as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque.

Orçada em mais de R$ 2,4 milhões, a estrutura objetiva aumentar a quantidade de água tratada e distribuída pela companhia, para que as estações mais quentes do ano – onde o consumo aumenta exponencialmente – sejam de maior tranquilidade para os munícipes.

Na última sexta-feira (4), inclusive, a autarquia recebeu o primeiro de três módulos que compõem a estação, que está sendo erguida em anexo à ETA Central.

Trata-se do floculador, equipamento que possui 11 metros de comprimento, quatro de altura e 3,7 de largura, e que transforma resíduos sólidos de água bruta em partículas maiores, suspensas na superfície, tornando mais rápido os processos de decantação e filtragem, que ocorrem posteriormente.

Nas próximas semanas, o Samae receberá mais dois módulos da estação, sendo eles, justamente, o decantador e o filtro.

Por enquanto, os serviços estão concentrados na preparação do solo, que passou por escavações e perfuração de estacas. É no local, onde antes haviam vagas de estacionamento, que serão dispostos os três módulos da ETA Compacta.

A intenção do Samae é de que a nova estação de tratamento comece a funcionar ainda no início de 2023.

Inscreva-se na newsletter.