Samae participa do Dia Mundial da Limpeza com dois ecopontos

Autarquia é apoiadora da iniciativa, promovida pelo Coletivo Plantando Água

BRUSQUE

  15 de setembro de 2021


Ouça o texto
Samae participa do Dia Mundial da Limpeza com dois ecopontos

No próximo dia 18 de setembro, milhões de pessoas em cerca de 180 países estarão unidas em uma só causa: limpar o planeta. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, por meio da Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas), também estará imbuído na empreitada.

Nesta data, servidores da autarquia e voluntários irão participar de dois “ecopontos” em formato Drive Thru. A ação, que é uma iniciativa do Coletivo Plantando Água, transcorre das 8h às 12h, em três locais: na área técnica do Samae, situada na rua Maximiliano Furbringer, 305, bairro Souza Cruz; no novo ponto de atendimento físico do Samae, localizado na rua Moritz Germano Hoffmann, 107, em frente ao Cako Lanches, no Centro; e no Colégio Cônsul Carlos Renaux, na avenida Monte Castelo, 181, também no Centro.

“As pessoas poderão juntar os seus resíduos recicláveis em casa e trazer para a gente nestes pontos, onde iremos fazer a destinação correta, em parceria com o Samae, com a empresa H2Óleo e com o Colégio Cônsul, através dos voluntários”, explica Vanessa Constanza Becker, servidora da autarquia, integrante da Cogemas, do coletivo e, também, gestora ambiental.

Sem a necessidade de descer dos seus veículos, os cidadãos brusquenses poderão entregar materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, lacre de latinha, tampinhas de garrafas, pilhas e, inclusive, óleo de cozinha (em recipientes fechados).

A data

Dia 21 de Setembro é conhecido como o dia mundial da limpeza (World Cleanup Day). Uma iniciativa que começou na Estônia, no ano de 2008, onde aproximadamente 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país.

Essa ação é promovida pelo movimento global Let’ś do it! (Vamos fazer isso!), e tem como objetivo mobilizar voluntários e conscientizá-los sobre a importância de deixar suas cidades limpas. Mais de 180 nações já participaram em todos os anos de projeto.

Inscreva-se na newsletter.