Samae inicia segunda fase de expansão de rede nas ruas da cidade

Em apenas um dia, mais de 100 metros de novas tubulações de grandes dimensões foram alocados na região da Avenida Hugo Schlosser

BRUSQUE

  20 de maio de 2021


Ouça o texto
Samae inicia segunda fase de expansão de rede nas ruas da cidade

Nesta quarta-feira, 19 de maio, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque deu início à segunda fase das obras de expansão de rede iniciadas no final de abril.

Com a finalização da interligação das novas adutoras em dois reservatórios existentes na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central e, também, a descida destas tubulações no talude que dá acesso à avenida Hugo Schlosser, a autarquia começou, agora, as escavações nas ruas de Brusque.

“O cidadão vai verificar que vários pontos da cidade irão se transformar em um verdadeiro campo de obras”, ressalta o diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo. “Fazer com que os prazos deste serviço sejam cumpridos será nossa prioridade nos próximos meses”.

Nesta quinta-feira, os serviços estavam concentrados entre a avenida Hugo Schlosser e a ponte Antônio Nicolau Maluche, popular “ponte do Maluche”. O coordenador da Área Técnica do Samae, Juliano Pereira, explica que se o tempo permanecer bom, a tendência é que o ritmo se intensifique em direção ao Dom Joaquim nos próximos dias.

“São caminhões e máquinas que estarão trabalhando na pista de rolamento, e por isso a gente até pede a compreensão das pessoas que circulam, para que diminuam a velocidade, fiquem atentos a sinalização, para que nenhum problema venha a acontecer”, salienta o servidor.

Para garantir a execução desta, que é a maior obra do Samae Brusque nos últimos anos, a autarquia não descarta a ideia de que sejam realizados serviços noturnos, aos sábados, domingos e, também, feriados.

“Serão momentos difíceis que a gente estará trabalhando nessa obra, que deve levar em torno de um ano. É demorado, mas é necessário. O Samae estará atento para que todas as questões estratégicas sejam resolvidas. O benefício vai ficar e os transtornos são apenas temporários”, finaliza.

A expansão de rede

A obra prevê a instalação de mais de 8,5 quilômetros de novas adutoras de água tratada, partindo da ETA Central, em direção ao bairro Dom Joaquim. Trata-se de um serviço que faz parte das obras da ETA Cristalina. Porém, a necessidade latente de se levar água tratada para a região do Dom Joaquim e adjacências fez com que a autarquia antecipasse o serviço.

Após a entrega da estação da Cristalina, ao invés de se levar água do Centro para o bairro, o fluxo nas adutoras será invertido do Dom Joaquim para a área central da cidade.

Inscreva-se na newsletter.