Samae inicia limpeza em todos os seus reservatórios

Junto com Samae Jaraguá do Sul, autarquia de Brusque é pioneira na realização deste serviço em SC

28 de junho de 2021

Samae inicia limpeza em todos os seus reservatórios

Mesmo com chuva, a semana começou com bastante trabalho no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. Conforme programado e previamente comunicado pela autarquia, teve início, nesta segunda-feira, 28 de junho, as limpezas nos reservatórios e cisternas que compreendem o sistema de fornecimento de água tratada na cidade.

Durante o período da manhã e da tarde, serão realizadas as sanitizações em três dos cinco reservatórios existentes na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Volta Grande. O serviço é executado pela empresa MR Desinsetização, que possui unidades em Victor Graeff (RS) e Itapema (SC).

O diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo, explica que a data é histórica para a companhia de água, já que ao longo de sua história, é a primeira vez que ocorre um serviço de tal envergadura. “Somos praticamente pioneiros neste tipo de limpeza, junto com Jaraguá do Sul, que também iniciou neste ano (…) além de auxiliar para a melhoria da qualidade da água, também evita que ocorram diversos fatores patogênicos com a quantidade de matéria orgânica que fica ao fundo”, comenta o gestor.

Camargo salienta, ainda, que a atual condição climática fria e chuvosa acaba contribuindo com o serviço, já que o consumo tende a ser baixo nestas ocasiões. Com isso, é possível que as ocorrências pontuais de desabastecimentos na região do Volta Grande e adjacências ocorram de maneira menos intensa que a prevista durante a atividade.

Luciano também ressalta o know how da empresa contratada para realizar as limpezas. “Eles já estão acostumados a limpar reservatórios da Petrobras e, também, de outras empresas de água de Santa Catarina (…) o Samae não está trabalhando apenas com investimentos e construções, mas também na manutenção do que já temos hoje”, finaliza.

Agenda

Nesta terça-feira, 29, serão limpos os dois reservatórios sobresselentes da ETA Volta Grande. O serviço ocorrerá durante o período da manhã e da tarde. Moradores da região poderão sentir ocorrências pontuais de desabastecimento durante o transcorrer do serviço.