Samae implementará equipe de ‘caça-vazamentos’ no período noturno

Reunião nesta segunda-feira, 5 de abril, serviu para definir detalhes sobre o início dos trabalhos

5 de abril de 2021

Samae implementará equipe de ‘caça-vazamentos’ no período noturno

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque está estudando a implementação de uma equipe de pesquisa de vazamentos para atuar exclusivamente no período noturno.

A faixa de horário não é em vão: nos momentos em que há o baixo número de veículos circulando nas estradas brusquenses, o serviço de “caça-vazamentos” se torna mais eficaz, já que o mesmo é realizado com o auxílio de equipamentos sonoros bastante sensíveis como, por exemplo, os geofones.

Além disso, como o consumo de água diminui nas madrugadas e a pressão nas redes aumenta, isso também acaba facilitando a identificação de fissuras nas tubulações. A intenção é diminuir, cada vez mais, o quantitativo de perda de água tratada nos sistemas de tratamento e distribuição.

Na manhã desta segunda-feira, 5 de abril, o diretor-presidente da autarquia municipal, Luciano Camargo, se reuniu com o coordenador do setor de Geofonamento do Samae Brusque, Giovani de Almeida Marques, para definir detalhes sobre o início dos trabalhos, o que deve ocorrer em breve.

“Também falei para o Giovani sobre os novos equipamentos que o Samae estará adquirindo, para que o setor de pesquisa de vazamentos tenha uma qualidade ainda maior. Vamos comprar novos geofones, novas varas de escuta, e também disponibilizaremos um carro só para essa equipe, já que hoje eles precisam revezar com outros servidores”, comenta Camargo.