Samae estuda aquisição de gerador de cloro

Equipamento poderá substituir a dosagem de cloro tradicional, obtido com a utilização de hipoclorito de sódio

BRUSQUE

  7 de abril de 2021


Ouça o texto
Samae estuda aquisição de gerador de cloro

Com o objetivo de trazer mais qualidade ao seu processo de tratamento, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque estuda a aquisição de um equipamento chamado Gerador de Cloro.

O maquinário, utilizado atualmente em diversas empresas de saneamento, tem como objetivo eliminar a necessidade de dosagem de cloro tradicional, substituindo pelo que é obtido por meio de água, sal e eletricidade. O processo conhecido por eletrólise traz diversos benefícios, tanto para o resultado do tratamento, quanto para as pessoas envolvidas.

Durante o início desta semana, o diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo; acompanhado do químico do Samae, Ricardo Bortolotto, conheceu em detalhes o funcionamento dos geradores de cloro, em uma reunião com representantes do Grupo Hidrogeron, que fornece soluções para empresas de saneamento e indústria em geral.

“Agora o próximo passo é conhecer e conversar com outras companhias que usam esse aparelho para saber mais sobre benefícios, custos, e se realmente é viável para a nossa realidade”, enfatiza Camargo.

O gestor comenta, ainda, que a diminuição de custos e o aumento da segurança operacional, aliado à eficiência dos geradores, podem ser os fatores decisivos para a aquisição.

“O servidor deixa de ter contato com um produto químico perigoso, e também reduz a aplicação de alcalinizantes em até 60%, o que é muito importante. Além de termos menos produtos na água, cria-se um ciclo de economia para o Samae, que não precisa mais arcar com a compra de certas substâncias”, salienta.

O cloro gerado por eletrólise possui, ainda, o benefício de ter uma maior oxidação do que o hipoclorito de sódio, substância utilizada atualmente. Isto significa que a decomposição de matérias orgânicas durante o processo de tratamento de água se torna muito mais eficaz.

Outros benefícios

Estabilidade residual em pontas de rede;
Oxidação de ferro e manganês, que causa ocorrências de água turva;
Redução de passivos ambientais e trabalhistas;
Reduz odores na ETA;
Redução de custos diretos e indiretos.

Inscreva-se na newsletter.