Samae Brusque se aproxima dos 25 mil testes laboratoriais por mês

Análises são feitas em três fases do tratamento de água

12 de março de 2021

Samae Brusque se aproxima dos 25 mil testes laboratoriais por mês

Atualmente, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque efetua aproximadamente 25 mil análises laboratoriais de água por mês. O número vem sendo gradualmente atingido desde o advento da Portaria de Consolidação Número 5/2017, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Conforme o químico do Samae, Ricardo Bortolotto, as inspeções são realizadas em três fases do tratamento de água: no momento da captação realizada nos rios e mananciais, na saída das estações e, também, na rede de distribuição.

“A partir destas análises nós podemos determinar qual o melhor tipo de tratamento e quais os melhores produtos e dosagens para efetuá-lo de maneira eficas”, explica o servidor, que hoje coordena as estações de tratamento de água (ETAs) da autarquia.

Na saída das ETAs, por sua vez, são realizados diversos testes. Alguns de duas em duas horas, outros diariamente, outros semanalmente e, por fim, alguns de maneira mensal. Já na rede de distribuição, ao todo, hoje existem 106 pontos de coleta de água para análise interna e, também, em laboratórios terceirizados. “Dessa maneira temos certeza que a água sai com qualidade e chega com qualidade na torneira do consumidor”, finaliza.

O panorama de controle de qualidade da água tratada pelo Samae Brusque está disponível para toda a população, através do site www.samaebru.com.br.