Samae Brusque retoma limpezas de reservatórios na próxima segunda-feira, 31

Na próxima semana, serão limpas as maiores estruturas do Samae Brusque

26 de agosto de 2021

Samae Brusque retoma limpezas de reservatórios na próxima segunda-feira, 31

A partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque retoma as atividades de limpeza em seus reservatórios e cisternas.

Nesta segunda fase, serão sanitizadas as maiores estruturas da autarquia, exigindo da empresa contratada um complexo planejamento logístico para evitar desabastecimentos em diversas regiões da cidade.

A engenheira Mylena Rubituci, servidora do Samae e fiscal do contrato, explica que as três primeiras cisternas a serem limpas são as que estão localizadas no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, denominadas de R1, R2 e R3.

“Ocorrerá a paralisação do tratamento no transcorrer do serviço. Se tudo ocorrer bem e dentro do esperado, a probabilidade é de que não falte água, mas é interessante a que a população esteja avisada de que poderá, sim, ocorrer desabastecimentos na segunda por conta dessa atividade”, discorre a profissional, que chefia o setor de Gestão Ambiental do Samae Brusque.

Já na terça-feira, 31, é a vez dos quatro reservatórios existentes no bairro Santa Luzia serem limpos e sanitizados. Mylena reforça o pedido para que os moradores da localidade não usem toda a água de sua caixa neste dia, ao menos enquanto ocorrer a atividade.

“Ainda durante a semana haverá a limpeza nos reservatórios do Ribeirão do Mafra, Zantão, e no final da semana retornamos para a ETA Central, onde efetuaremos a limpeza dos dois maiores reservatórios, que são o R4 e o R5. Esses abastecem 70% da nossa cidade, então fica o aviso também para o início e fim de semana”, salienta.

Benefícios e pioneirismo

O Samae Brusque é apenas a segunda autarquia de abastecimento e tratamento de água em Santa Catarina a realizar a limpeza de todos os seus reservatórios e cisternas. O objetivo é melhorar a qualidade da água tratada que sai das estações, até as torneiras dos cidadãos.

Por se tornar referência neste tipo de ação, representantes de outras autarquias já estão se programando para visitar Brusque durante a próxima semana, a fim de acompanhar os procedimentos de sanitização das estruturas.

Cronograma completo

30 de agosto:

Três cisternas situadas na ETA Central.

31 de agosto:

Quatro reservatórios situados no bairro Santa Luzia.

1º de setembro:

Reservatório R4, situado na entrada do Parque Leopoldo Moritz.

2 de setembro:

Três reservatórios: um na rua Germano Fischer, bairro São Pedro; outro na rua Henrique Hartke, bairro Primeiro de Maio; e o último na rua Felipe Heckert, bairro Azambuja.

3 de setembro:

Dois reservatórios situados na rua Atanásio Russi, bairro Cedro Alto, e dois na rua Arnoldo Ristow, bairro Zantão.

5 de setembro:

Reservatório R5, situado no Parque Leopoldo Moritz.