Samae Brusque ressalta importância de limpeza de caixas d’água

O ideal é que o procedimento seja realizado a cada seis meses

BRUSQUE

  18 de maio de 2021


Ouça o texto
Samae Brusque ressalta importância de limpeza de caixas d’água

Você sabia que manter a caixa d’água ou cisternas limpas é fundamental para garantir que a água tratada fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque mantenha os seus padrões de qualidade?

Conforme a servidora Ana Júlia, que faz parte do setor de Engenharia da autarquia, realizar a manutenção não é um “bicho de sete cabeças”. “É realmente muito fácil. E o outro lado bom é que fazer este procedimento duas vezes por ano já é o ideal para ter sempre a melhor água tratada saindo das torneiras”, explica.

Mas se essa é a primeira vez que você vai limpar sua caixa d’água, não esquente a cabeça. Basta seguir os passos a seguir para completar a tarefa de maneira simples:

  1. Feche o registro que fica na entrada da caixa d’água;
  2. Destampe a caixa. Deve-se anular a boia amarrando-a com um pequeno cabo na posição fechada;
  3. Esvazie a caixa abrindo as torneiras e dando descargas. Deixe apenas um palmo de água na caixa d’água;
  4. Tampe a saída para que essa água que ficou no fundo seja utilizada na lavagem e para que a sujeira não desça pelo cano;
  5. Coloque um pedaço de pano obstruindo os canos de saída da água;

    Agora está tudo pronto para iniciar a limpeza.

“Se a caixa ou a cisterna for de fibra ou tiver paredes lisas, esfregue bem com uma esponja as paredes e o fundo. Se for de concreto, indicamos esfregar vigorosamente com uma vassoura recolhendo a sujeira com panos. Nunca se deve utilizar sabão, detergente ou produtos químicos”, continua a engenheira.

Depois desta primeira limpeza, é preciso retirar a água suja e os resíduos usando balde, pá de lixo ou pano. Com toda a sujeira recolhida, abra a água (bóia) e deixe encher uns 50 centímetros. Feche a água novamente, adicionando em seguida água sanitária. Misture um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Se a sua caixa d’água tem só 500 litros, use meio litro.

“Essa água deve ficar na caixa por duas horas. Não beba, nem a use. A seguir, molhe bem as paredes da caixa com a esponja que está realizando o trabalho. Retire as buchas de pano dos canos de saída da água e deixe a caixa esvaziar completamente”, complementa Ana.

Agora basta soltar bóia e deixar encher a caixa/cisterna parcialmente. Depois, basta passar a água limpa nas paredes. Esvazie totalmente a caixa de novo, abrindo todas as torneiras e dando descargas. Tampe bem a caixa para evitar a entrada de sujeira, insetos ou pequenos animais. Abra novamente o registro de passagem e deixe a caixa encher normalmente.

Inscreva-se na newsletter.