Samae Brusque recebe comitiva internacional do Fonplata

Grupo, liderado pelo prefeito em exercício Gilmar Doerner, percorreu as instalações da autarquia e conheceu o local onde será construída a ETA Cristalina

29 de abril de 2022

Samae Brusque recebe comitiva internacional do Fonplata

Durante a manhã e tarde desta quinta-feira (28), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque recebeu, em suas dependências, a visita de uma comitiva internacional representando o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

O prefeito em exercício, Gilmar Doerner, liderou os trabalhos e, acompanhado dos gestores e servidores técnicos do Samae e da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, conduziu o grupo pelas estruturas administrativas e operacionais da autarquia.

A “Missão Fonplata”, como foi nominada a série de compromissos dos representantes do fundo financeiro, percorreu diversos locais da cidade que serão contemplados por obras de grande porte, todas financiadas com os US$ 30 milhões que serão contratados junto ao banco. Dentre eles, o espaço onde será erguida a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristalina, que será uma das mais modernas do país.

“É uma verdadeira honra para nós receber as pessoas que compõem o Fonplata. São representantes de diversos países da América Latina que vieram, in loco, verificar como será aplicado o dinheiro que a municipalidade irá contratar por empréstimo”, comenta William Molina, diretor-presidente do Samae Brusque. “Ressalto a importância de concluirmos o mais breve possível toda essa documentação necessária para que a gente possa assinar o contrato e logo lançar a licitação para a obra civil em si”, pontua.

Com a assinatura do contrato de financiamento prevista para julho, a ideia é lançar a licitação da ETA Cristalina ainda no segundo semestre. Se todos os prazos se cumprirem, a ETA Cristalina poderá começar a ser erguida até o fim de 2022.