Samae Brusque inicia obras de nova ETA Compacta

Objetivo é suprir a demanda de água para as épocas mais quentes do ano

BRUSQUE

  6 de setembro de 2022


Ouça o texto
Samae Brusque inicia obras de nova ETA Compacta

Nesta segunda-feira (5), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque deu o pontapé inicial nas obras de construção de uma nova estação de tratamento de água (ETA) compacta. A operação começou no período da manhã, com sondagens que servem para definir o perfil do solo que receberá a estrutura.

Com a conclusão prevista para o início de 2023, a nova estação, fruto de um investimento de R$ 2.410.000,00, pretende aumentar a capacidade de produção de água da ETA Central, na qual será anexada. Hoje, a estrutura, que abastece cerca de 70% da cidade, trata cerca de 280 litros de água por segundo. Com a ETA compacta pronta, esse quantitativo subirá para aproximadamente 350 litros por segundo.

Para William Molina, diretor-presidente da autarquia municipal, o objetivo é suprir a demanda de água existente, sobretudo, nas épocas mais quentes do ano, quando o consumo sobe exponencialmente. “Essa obra vai trazer uma certa normalidade para a entrega de água, principalmente na temporada de verão”, comenta o gestor.

Com grandes expansões e ampliações de rede realizadas durante os últimos anos, o momento, agora, conforme Molina, é de se pensar em produção de água potável. “O planejamento deve ser pensado como um todo. De nada adianta termos uma boa rede de distribuição, se não entregamos água suficiente. A captação, o tratamento e a distribuição deve ser um conjunto uniforme. Tudo deve andar de forma alinhada para que consigamos atender bem a população”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.