Samae Brusque finaliza obras na rua AC 020, solucionando problema histórico

Local agora possui rede adequada, hidrômetros em todas as casas e uma casa de bombas

16 de fevereiro de 2022

Samae Brusque finaliza obras na rua AC 020, solucionando problema histórico

Ter um hidrômetro na frente de casa com água saindo de maneira regular e adequada parece algo normal e corriqueiro. Porém, para moradores da rua AC 020, no bairro Águas Claras, essa situação de dignidade e cidadania é nova.

Por anos, os residentes naquela localidade sofreram com uma rede de água totalmente inadequada, de tal forma que até mesmo os hidrômetros e caixas d’água ficavam todos juntos em uma determinada parte da via, marcada geograficamente por um acentuado aclive.

Utilizando bombas de água precárias, compradas através de recursos da própria vizinhança, água tratada mesmo, só no período da madrugada, e olhe lá.

Desde o primeiro semestre de 2021, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque tem atuado para melhorar o abastecimento na região. De acordo com o coordenador-geral da área técnica da autarquia, Juliano Pereira, com o fim das intervenções na semana passada, a realidade mudou para melhor na AC 020.

“Sabíamos que era complicado resolver aquela questão, tanto é que perdurava até recentemente. Nós colocamos nosso setor de Engenharia para se debruçar sobre esta situação e eles entregaram para a área técnica um projeto muito atencioso para a área”, explica Pereira.

Como o valor financeiro para a execução desta obra era relativamente alto, decidiu-se dividir a mesma em três etapas. Primeiro, foi realizada uma mudança de rede no entroncamento da rua Florianópolis com a rua Carlos Ristow. A segunda etapa foi a instalação de uma rede de maior diâmetro na rua AC 020, proporcionando maior vazão e pressão. Por último, foi construída uma casa de bombas na localidade, garantindo que a água chegasse até a última residência.

“Semana passada concluímos todo esse trabalho e, agora, as pessoas estão podendo usufruir. Era uma situação muito problemática os hidrômetros longe de casa. Hoje cada um tem o seu. O Samae fica contente com essa obra. Todos na rua também já nos passaram que estão muito felizes”, finaliza.

A meta, para o transcorrer de 2022, é atuar em mais questões pontuais ainda existentes em Brusque.