Samae Brusque completa 57 anos com evento especial no Parque Leopoldo Moritz

Samae no Parque contará com diversas atrações para toda a família e, ainda, exibição cinematográfica ao ar livre

15 de agosto de 2022

Samae Brusque completa 57 anos com evento especial no Parque Leopoldo Moritz

No próximo dia 27 de agosto, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque aguarda toda a comunidade para mais uma edição do Samae no Parque, alusivo aos 57 anos de criação da autarquia. O evento ocorre no Parque Leopoldo Moritz (o ‘parque do avião’ e da ‘caixa d’água’), situado na rua Doutor Penido, Centro, a partir das 13h.

De caráter recreativo e educativo, a ação contará com diversas opções gratuitas de lazer para toda a família, como esportes, pintura facial, cama elástica, brinquedos infláveis, distribuição de guloseimas, oficinas, música ao vivo e visitas guiadas na Defesa Civil e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

“Além do apoio de empresas privadas, nós juntamos outras secretarias como a Fundação Municipal de Esporte, Turismo, Defesa Civil e Fundação Cultural para fazer um grande evento para a população”, declara a coordenadora de Engenharia do Samae, Mylena Rubituci, que, na ocasião, também auxilia na organização do Samae no Parque. “O intuito principal do Samae no parque é integrar a população em momentos de lazer, ao mesmo tempo que trabalha aspectos socioambientais”, complementa.

Para fechar a comemoração com chave de ouro, ao cair da tarde será realizada uma sessão de cinema ao ar livre, com exibição do clássico brasileiro Vidas Secas (1963), adaptação do livro de mesmo nome de Graciliano Ramos.

A ideia é proporcionar ao público, além de uma experiência cultural e sensorial – já que a sessão se dará nas proximidades do maior reservatório de água tratada do município, também a oportunidade de refletir sobre os cuidados que devemos ter com os recursos hídricos, já que o clássico do cinema novo retrata a epopeia de uma família miserável que tenta escapar das garras da seca e do sertão nordestino.

O aniversário do Samae

No dia 19 de agosto de 1965, era aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores a lei municipal de número 183/1965, enviada ao Poder Legislativo pelo então prefeito Cyro Gevaerd, que criava o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque.

A idealização da autarquia, em detrimento ao antigo Departamento Autônomo de Serviço de Água do Município, resultou em uma verdadeira revolução no saneamento brusquense, já que agora a companhia detinha maior autonomia, tanto na questão orçamentária quanto no quadro de servidores.