Samae Brusque atualiza panorama do tratamento de água

Autarquia solicita que a população utilize água com consciência

2 de dezembro de 2022

Samae Brusque atualiza panorama do tratamento de água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque continua trabalhando diuturnamente para mitigar os efeitos das chuvas torrenciais que caíram na região durante os últimos dias.

Durante a manhã desta sexta-feira (2), o panorama do abastecimento em Brusque se mostra mais favorável do que o observado nesta quinta (1º). De acordo com a área técnica da autarquia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, que abastece mais de 70% da cidade, continua operando normalmente. Todavia, por estar suprindo o desabastecimento em outras regiões, é necessário que a população utilize com consciência a água tratada.

Já em relação aos microssistemas de tratamento nos bairros, a maioria, com exceção das ETAs Volta Grande e Dom Joaquim, começa a normalizar o processo de tratamento de água.

Na estação do bairro Volta Grande, o sistema encontra-se parado por conta de problemas ocorridos em uma adutora da região. Servidores da autarquia encontram-se em campo para identificar e consertar a falha. Já em Dom Joaquim, a alta turbidez da água bruta ainda impede o reinício da produção.

Vale ressaltar que nestes dois bairros estão sendo realizadas manobras de abastecimento de água oriunda da região central para suprir, mesmo que de maneira paliativa, a demanda existente de água.

“Sabemos que a situação ainda exige atenção, por isso contamos com a conscientização da população para que não lave calçadas e não utilizem a água de maneira indevida neste período. Da parte do Samae, continuamos com o compromisso de trabalharmos de maneira intensa para normalizar a situação do tratamento em Brusque”, explica o diretor-presidente da companhia, William Molina.

Estação por estação:

Volta Grande: sistema parado (manobras de água do Centro sendo realizadas)
Limeira: tratamento e reservatórios normais
Zantão: tratamento e reservatórios normais
Ribeirão do Mafra: tratamento reiniciado, porém, níveis de reservação ainda em recuperação
Dom Joaquim: sistema parado (manobras de água do Centro sendo realizadas)
Santa Luzia: tratamento reiniciado, porém, com níveis de reservação ainda em recuperação