Saiba onde procurar atendimento em caso de sintomas de dengue

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospital Azambuja são as referências

BRUSQUE

  26 de maio de 2022


Ouça o texto
Saiba onde procurar atendimento em caso de sintomas de dengue

Desde segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde mudou o fluxo de atendimento para pessoas com suspeita de dengue. Um convênio emergencial com o hospital Azambuja foi firmado e a entidade passou a receber pacientes de grau moderado e grave (B, C e D), para o tratamento da doença. A outra mudança importante, é que os sintomáticos devem procurar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sua região, e a partir de uma triagem receber o encaminhamento, se necessário.

O Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que as equipes foram capacitadas e as unidades acolhem os usuários. “São alternativas que estamos criando para tratar a doença. Nas unidades e no hospital, a partir da entrada do paciente, ele já vai receber a hidratação que é necessária para iniciar o tratamento. Os profissionais da UBS farão a avaliação, e a partir disso, encaminhar o paciente, seja para receber atendimento na própria unidade, ou em casos mais avançados, serem atendidas no hospital”.

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Portanto, nos finais de semana, a orientação é que o paciente procure diretamente o hospital. “Ressalto que a procura direta pelo hospital só deve ocorrer no final de semana, durante a semana, tendo o sintoma, o caminho é a unidade de saúde”, reforça o secretário.

O último boletim divulgado nesta quinta-feira (26), aponta que de janeiro até agora, o município soma 3.950 casos de dengue, e nas últimas 24h, foram 214 novos casos. Estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três pessoas, e 10 na enfermaria. Desde o início do ano, até o momento, foram registrados sete óbitos em decorrência da doença.

Inscreva-se na newsletter.