Sábado na Praça tem coleta de dados para revisão do Plano Diretor

Moradores são convidados a participar e mostrar como veem a cidade

BRUSQUE

  6 de abril de 2022


Ouça o texto
Sábado na Praça tem coleta de dados para revisão do Plano Diretor

Além das oficinas participativas, os moradores de Brusque vão ter, neste sábado (09), mais uma oportunidade para colaborar e ajudar a construir a cidade que desejam ter. Das 09 às 13 horas, a Praça Barão de Schnéeburg, no Centro, vai receber o Sábado na Praça, ação do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), com parceria da Prefeitura, onde a comunidade é convidada a conversar sobre o futuro do município.

No local, está prevista a coleta de dados para o processo de revisão do Plano Diretor, que deve ser feita por meio da aplicação de questionários, onde os cidadãos analisam diversos aspectos da organização da cidade e a partir da construção de suas respostas, poderão conscientizarem-se e demandarem vários pontos relativos ao planejamento urbano de Brusque.

Além disso, o evento também vai servir para a divulgação do Concurso Cultural Brusque Nossa Cidade, organizado pela Unifebe. O concurso é destinado a estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e superior das escolas ou universidades, públicas ou privadas, com atuação no município.

Para participar, o aluno deve mostrar em forma de desenho, foto, texto ou vídeo como vê Brusque hoje e como espera que ela seja no futuro. As inscrições para o concurso cultural Brusque Nossa Cidade estão abertas até 09 de maio, pelo e-mail brusquenossacidade@unifebe.edu.br. Os participantes concorrem a mais de 30 prêmios, entre eles notebooks, smartphones, tablets, bicicletas, vale-livros e passaportes para o parque Beto Carrero World. Professores orientadores e as instituições de ensino dos trabalhos inscritos no concurso também serão premiados.

O Sábado na Praça vai marcar, ainda, o lançamento das guias ‘Bairros Amigos da Primeira Infância’ (BAPI), da Urban 95, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC), núcleo de Brusque. A Urban 95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura.

Outras duas ações completam a programação do evento. Uma delas é a visita guiada de arquitetura, pelo Centro da cidade. E a outra consiste em desenho, pintura e atividades recreativas para crianças e adultos.

Inscreva-se na newsletter.