Ruti, puma do Parque Zoobotânico, passa por exames preventivos

Ação ocorre em parceria com instituições privadas de Brusque

BRUSQUE

  27 de março de 2023


Ouça o texto
Ruti, puma do Parque Zoobotânico, passa por exames preventivos

O Zoobotânico de Brusque, por meio da veterinária da instituição, Milena Zapala, em parceria com o Hospital S.O.S Animais, por meio do veterinário Lucas Felipe de Souza, e da da Vet Home Clínica Veterinária, por meio do veterinário Nilson Pereira Neto, realizam procedimento de endoscopia, ultrassonografia e exames de sangue na puma do zoo, a Ruti. A ação ocorreu na última sexta-feira.

Devido a idade avançada das pumas que residem no parque, exames como esses precisam ser regularmente feitos para avaliação do animal, destaca a médica veterinária do Zoo, Milena. “Sempre queremos o melhor para nossos animais do parque, e é por isso que sempre buscamos parcerias com outros profissionais da área,” disse.

Pumas do Parque

O parque Zoobotânico possui duas Puma concolor, Ruti e Raquel, são irmãs e moram em Brusque desde 2009. Estão com aproximadamente 17 anos. “Elas vieram do Zoobotânico de Pomerode, e já chegaram em Brusque quase adultas. Atualmente já são idosas e seus cuidados são redobrados. Então, para a segurança delas, estamos sempre realizando exames preventivos. As pumas são carnívoras, comem em torno de 1 quilo de carne por dia, são o segundo maior felino das Américas”, explica Zapala.

Parcerias do Zoobotânico

O Parque Zoobotânico vem atuando em diversas parcerias, com a realização de visitas guiadas, parceria com universidades e escolas. Além disso, há trabalho conjunto com médicos veterinários e estudantes da área. O local acaba funcionando como ambiente de aprendizado, já que muitos estudantes aproveitam para realizar trabalho de campo no local.

Inscreva-se na newsletter.