Rio Itajaí-Mirim pode sair da calha no início da tarde desta sexta-feira (3)

Com as fortes chuvas que ocorreram principalmente nas cidades de Presidente Nereu e Vidal Ramos, nesta sexta-Feira (3) o rio […]

BRUSQUE

  3 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Rio Itajaí-Mirim pode sair da calha no início da tarde desta sexta-feira (3)

Com as fortes chuvas que ocorreram principalmente nas cidades de Presidente Nereu e Vidal Ramos, nesta sexta-Feira (3) o rio Itajaí-Mirim pode sair da calha após às 12h. É o que aponta a projeção inicial realizada pela Defesa Civil de Brusque.

“Por volta de 1h o rio atingiu o pico de 3,06 metros na localidade de Salseiro, na cidade de Vidal Ramos, sendo que às 6h foi registrado pico de 5 metros na cidade de Botuverá. Com isso realizamos a projeção de nível para Brusque indicando a possibilidade de pico de 4,90 metros entre 12h30min horas e 14h desta sexta-feira” explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Paulino Cugiki.

Caso a projeção se confirme haverá alagamento tanto na margem direita, apenas embaixo da Ponte Estaiada e também nos fundos dos Loteamentos EMA I, EMA II e Santa Mônica ”, detalha.

O coordenador destaca que esta é uma projeção preliminar. “Seguimos com o monitoramento e vamos atualizar essa projeção. Cabe destacar que com esse nível não termos nenhuma residência atingida pelas águas, apenas as avenidas Beira Rio, em ambas as margens.

Ocorrências

A chuva em Brusque durante a noite e madrugada atingiu o acumulado de 23,65 milímetros nas últimas 12h no bairro Bateas, local com maior precipitação, sem o registro de ocorrências na cidade.

Chuvas nas cabeceiras do Rio Itajaí-mirim

Na cidade de Vidal Ramos, conforme estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, houve o Acumulado de 51,8 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, enquanto que na cidade de Presidente Nereu, conforme mesma instituição, o acumulado também das últimas 12 horas foi de 85,8 milímetros.

Já na cidade de Botuverá o acumulado foi menor, conforme estação da defesa civil do estado, com registro de 31,19 milímetros no centro da cidade. Em Guabiruba o acumulado de 28,6milímetros.

Inscreva-se na newsletter.