Reunião virtual debate a vinculação orçamentária das metas do Plano Municipal de Educação de Brusque

Educação e contabilidade desenvolvem metodologia para maior gerência de ações e resultados; para o TCE, medida é referência

22 de fevereiro de 2022

Na tarde desta terça-feira (22), reunião virtual entre profissionais da educação e da contabilidade do município de Brusque, com representantes da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

O encontro serviu para apresentar as ações, com o intuito de fazer a vinculação orçamentária das metas do Plano Municipal de Educação de Brusque. Uma ação inovadora do planejamento, execução e controle orçamentário que tem, entre outros objetivos, servir de base para a gestão e tomada de decisões da Secretaria de Educação.

“Neste sentido, a SEME, em parceria com o setor de Contabilidade, vem desenvolvendo uma metodologia com a finalidade de obter maior gerência sobre as ações e resultados alcançados, referentes ao cumprimento das metas e maior transparência na prestação de contas junto aos órgãos de controle interno e externo”, explica a secretária de Educação, Eliani Buemo.

Ela menciona que a primeira etapa teve início em 2018 com a vinculação das metas na execução orçamentária, e está em fase de implementação. Para dar continuidade ao trabalho, em 2021, a equipe iniciou a etapa de planejamento do Plano Municipal , considerando não apenas as metas, mas também a análise das estratégias para o direcionamento das ações e o alcance dos resultados esperados nos indicadores das metas.

“Segundo o Conselheiro Gerson Sicca, Brusque tem sido uma referência na questão do monitoramento das metas do Plano Municipal, não só para Santa Catarina como também para o Brasil”, ressalta a secretária de Educação.

Para ela, “a importância desse encontro se dá, sobretudo, para que nós possamos ter, por parte do Tribunal de Contas, uma devolutiva para que se possa entender os próximos passos no sentido de aprimorar as ferramentas”.

Participaram da reunião virtual a Secretária de Educação de Brusque, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo; Gladis dos Santos, também da SEME; do setor de Contabilidade da Prefeitura, Cristiano Bittencourt; o assessor da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), Rafael Correa; o assessor da AMVE e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Plauto Mendes, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Gerson Sicca.