Reunião do Colegiado de Agricultura ocorreu nesta sexta-feira (29)

Na manhã desta sexta-feira (29), às 10h30, ocorreu no Rancho da Pinguancha, no bairro Jardim Maluche, a reunião do Colegiado […]

29 de julho de 2022

Reunião do Colegiado de Agricultura ocorreu nesta sexta-feira (29)

Na manhã desta sexta-feira (29), às 10h30, ocorreu no Rancho da Pinguancha, no bairro Jardim Maluche, a reunião do Colegiado de Agricultura. O objetivo foi apresentar as ações e destacar a importância da agricultura para a região. O colegiado é formado por técnicos e secretários de agricultura dos 14 municípios da região que compõem a Amve. O ato contou com a presença do prefeito Ari Vequi.

Valdemiro Boing, presidente do Sindicato de agricultores, cita como funciona o setor no município. “Brusque, na agricultura, é diferente. Temos muitas pessoas que trabalham no meio urbano, mas mantêm uma atividade rural. Precisamos dar apoio e suporte a essas pessoas, por isso é importante mostrarmos as ações que são feitas”.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo técnico da Epagri, Edegar Becker. Para ele, Brusque é um município industrializado, sua base de economia é a indústria e comércio. “Porém, a agricultura ainda existe. É diferenciada, muitas vezes alguns membros da família atuam na área da agricultura e outros na própria indústria”, pontua.

O técnico reforça que a agricultura, de modo geral, se transforma. “Aquele conceito antigo de que a família inteira trabalha na agricultura, está um pouco diferente. Temos alguns exemplos de agricultura urbana, onde as pessoas aproveitam espaços urbanos para produzir alimentos, tanto para consumo próprio como também para que sirvam como fonte de renda extra”, finaliza Edegar.

Jacinta Maria Kohler, pequena agricultora de Guabiruba, participou do evento. Feliz com a ação, ela mostrou, orgulhosa, aos presentes, uma mandioca de 15 quilos colhida em seu terreno.

Em Brusque, atualmente, mais de 500 famílias praticam a agricultura familiar, afirma o chefe da Agricultura Familiar, Gilmar Pereira. “Hoje, o cenário da região em termos de agricultura está bom, cresce cada vez mais, e Brusque está sendo exemplo. Temos em torno de 520 famílias que praticam a agricultura familiar. Só neste ano, atendemos 280 famílias, definidas como pequenos agricultores”, completa.