Responsabilidade social: Samae executa nova rede em ruas não regularizadas

Moradores, em breve, poderão parar de consumir água bruta, sem tratamento, em suas residências

BRUSQUE

  30 de junho de 2021


Ouça o texto
Responsabilidade social: Samae executa nova rede em ruas não regularizadas

Nesta quarta-feira, 30 de junho, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque começou a resolver uma questão que há anos aflige moradores das ruas BA 42 e BA 43, no bairro Bateas. Mesmo com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Volta Grande a metros dali, as duas localidades até hoje não dispõem de abastecimento de água tratada. Isso se dá em razão de as ruas em questão não serem regularizadas.

Apesar disso, por entender que a região já está consolidada, e por considerar esta uma questão de saúde pública, a autarquia deu início, no período da manhã, a execução de uma nova rede para que os cidadãos tenham acesso ao serviço da companhia e possam parar de utilizar água bruta contaminada, situada em um manancial próximo.

“Nós precisamos ter esse olhar social também”, ressalta o coordenador-geral da área técnica do Samae, Juliano Pereira. “São muitas famílias humildes que vivem uma precariedade em relação à água. Uns pegam água de poço, outros do mato… Então conversamos com a Engenharia e desenvolvemos um projeto para levar água Potável para lá”.

Ao todo, serão aproximadamente 400 metros de rede com 60 milímetros de diâmetro. Após a conclusão do serviço, os moradores poderão solicitar ao Samae as suas tão esperadas novas ligações. Até que isso aconteça, quem entrou em ação foi o setor de Gestão Ambiental da autarquia, que esteve em campo para dar dicas à população local.

“O Samae foi de casa em casa conversar com as pessoas para levar informações, tanto sobre a obra que está sendo executada na rua, quanto acerca das documentações necessárias para pedir as novas ligações”, explica a engenheira Mylena Rubituci, responsável pelo setor de Gestão Ambiental da companhia.

A servidora explica, ainda, que antes das obras terem início, amostras de água dos mananciais foram coletadas. Após análises, foi constatada a presença de microorganismos que podem causar sérios problemas de saúde. “Por isso levamos um material gráfico com diversas dicas para que as pessoas utilizem de maneira responsável essa água bruta até a conclusão da nova rede. Logo após a conclusão, essa água bruta será desligada”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.