Representantes do Programa Estadual de Controle do Aedes Aegypti estiveram em Brusque para reunião sobre a dengue

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (30)

30 de março de 2022

Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada na Prefeitura, uma reunião com representantes do Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti. Participaram o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, a diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer e o secretário de Comunicação, Rodrigo Cesari, representando o prefeito, Ari Vequi.

De acordo com Ariane, a reunião foi proposta pela regional e na oportunidade foram expostas as ações que o município realiza no combate à dengue. “Eles nos trouxeram sugestões e suporte. Já havíamos solicitado o carro do fumacê do Estado, tem apenas dois para região do litoral até o limite do oeste. Na reunião eles nos informaram que vão nos ceder, ainda definirão as datas e nos passarão”.

Também foi discutido sobre a dificuldade de acesso dos agentes em algumas residências. “Mais uma vez reforçaram a participação da comunidade, onde 50% dos resultados demandam deles, é uma corresponsabilidade”, enfatizou Ariane.

Na oportunidade foi apresentado o sistema de pulverização nas motocicletas, que foi adaptado pela equipe da vigilância em parceria com a Secretaria de Obras. “Temos áreas íngremes, o nosso relevo não é linear, então a nossa equipe resolveu adaptar nas motocicletas as bombas para que o serviço pudesse chegar em todos os pontos da cidade e isso chamou a atenção das lideranças da regional, que levará de exemplo para outras cidades”.

O secretário Osvaldo, afirmou que as equipes trabalham de forma intensa no combate da doença. “Temos profissionais empenhados, já unimos a comunidade através da criação da Sala de Situação. Diariamente no grupo, criado no WhatsApp, as informações são atualizadas. A Secretaria está atenta e disposta a fazer o que for necessário para conter o avanço da dengue na cidade”.