Represa do Guarani passa por limpeza

Serviço foi realizado pelo Samae por conta do acúmulo de entulhos no local

BRUSQUE

  10 de janeiro de 2020


Ouça o texto
Represa do Guarani passa por limpeza

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) retirou durante esta semana grande quantidade de entulho da represa localizada no bairro Guarani, que serve de captação para o tratamento de água potável.

Entre os objetos descartados indevidamente no rio Itajaí Mirim havia sofá, aparelhos eletrônicos e muito lixo plástico. O Samae pede a conscientização e colaboração de toda a comunidade no processo de descarte de materiais.

“Tivemos realmente um acúmulo muito grande de objetos no local, inclusive de grande porte, o que trouxe uma certa dificuldade para que pudéssemos fazer essa limpeza e deixar o local com o aspecto que sempre teve”, detalha o diretor presidente, Dejair Machado.

Sonora com diretor presidente, Dejair Machado

Segundo ele, é lamentável que parte da população ainda não se conscientizou que tudo o que se joga no rio acaba se voltando contra ela própria. “A população ribeirinha tem que tomar consciência de que não pode descartar lixo no rio. Isso causa problemas na captação, no próprio escoamento das águas, nas inundações, nas enxurradas e assim por diante”, destaca.

O trabalho de limpeza foi concluído na quinta-feira (9) e a represa voltou a operar dentro da normalidade – levando água para a Estação Central (ETA).

Inscreva-se na newsletter.