Realizada a 2º Conferência Municipal de Saúde Mental de Brusque

Evento reuniu gestores, trabalhadores da saúde e integrantes da comunidade

25 de abril de 2022

Realizada a 2º Conferência Municipal de Saúde Mental de Brusque

Durante essa segunda-feira (25), ocorreu na Uniasselvi a 2º Conferência Municipal de Saúde Mental. Pela manhã foi realizada a abertura, com a presença das autoridades, entre elas, o prefeito em exercício, Gilmar Doerner, e o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza. O tema principal do evento foi: ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

Doener destacou a importância do evento. “Precisamos estar atentos à saúde mental da nossa população, e tenho certeza que com eventos como este muitas coisas positivas são tiradas. A discussão sobre o assunto é necessária e nossa administração por meio da Secretaria de Saúde está tendo esse olhar. Parabenizo os organizadores pela realização desta conferência”.

O secretário de Saúde, Osvaldo, enalteceu a realização da conferência e afirmou que a Secretaria também trabalha com intensidade nessa temática. “Já realizamos um trabalho com esse foco, mas queremos, junto com a comunidade, melhorar ainda mais, por isso, esse momento de discussão sobre o tema é importantíssimo. A saúde mental é que norteia o ser humano, precisamos ter olhos para isso, investimentos, para assim termos um melhor desenvolvimento da nossa sociedade”.

Da conferência resultará um protocolo de ações que será levado para a conferência macrorregional. A coordenadora de Saúde Mental Municipal, Inajá Gonçalves de Araújo, explica que o documento ficará pronto durante a semana. “Os participantes durante essa segunda-feira, discutiram, apontaram ações e vamos levar isso adiante. Primeiro para a conferência macrorregional, depois estadual e federal. Estou feliz com a participação de todos, tenho certeza que esse é mais um passo para intensificar o nosso trabalho”.

Eixos discutidos na Conferência

O eixo principal da Conferência foi “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”, que foi dividido em quatro subeixos: Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.