Reajuste do IPTU 2021 em Brusque é de 3,89%

Carnês estarão disponíveis para impressão a partir de 1º de fevereiro

BRUSQUE

  6 de janeiro de 2021


Ouça o texto
Reajuste do IPTU 2021 em Brusque é de 3,89%

A impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU da Prefeitura de Brusque (SC) pode ser realizada a partir de 1º de fevereiro, sendo que a primeira parcela terá vencimento em 10 de março. Para 2021, o reajuste aplicado é de 3,89%, de acordo com a inflação acumulada do período anterior.

Para emitir a guia, basta o contribuinte acessar o site brusque.atende.net e clicar na opção “Emissão de IPTU”. É necessário ter em mãos o número do CPF do proprietário ou do Cadastro Imobiliário do Imóvel.

“Quem optar pelo pagamento em parcela única terá desconto de 15%. Já em 3 parcelas, o desconto será de 10%. O contribuinte que estiver com o IPTU em dia terá também um desconto de 5% no valor do imposto”, explica o diretor-geral de Tributação da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques.

De acordo com ele, em função da pandemia, a previsão de arrecadação deste ano é de aproximadamente R$ 36 milhões, como ocorreu em 2020. “Isso porque, possivelmente este ano teremos uma inadimplência maior no pagamento do IPTU por conta da pandemia. Em março, mês que vence a primeira parcela, a expectativa é para o recebimento de R$ 21 milhões”, detalha.

Vale lembrar, que o contribuinte que não realizar o pagamento do Imposto é inscrito em Dívida Ativa, que ocasiona o bloqueio da emissão de certidão negativa, caso queira participar de licitação ou outro procedimento com o município.

“A inscrição em Dívida Ativa implica ainda em eventuais cobranças, tanto administrativas quanto judiciais, que podem levar a uma restrição de crédito ou penhora de valores bancários”, completa Ouriques.

Inscreva-se na newsletter.