Queda da cabeceira da ponte Santos Dumont causa transtornos no trânsito e no abastecimento de água e gás natural na região

A prefeitura de Brusque registrou na noite desta quarta-feira (21) a queda da cabeceira da ponte Santos Dumont em sua […]

22 de abril de 2021

A prefeitura de Brusque registrou na noite desta quarta-feira (21) a queda da cabeceira da ponte Santos Dumont em sua margem esquerda do rio Itajaí-mirim, que faz a ligação entre os bairros Santa Terezinha e Steffen. A ocorrência foi registrada por volta de 20h20min e envolveu três carros que sofreram apenas danos materiais. Nenhuma pessoa ficou ferida e os ocupantes conseguiram sair dos veículos após o desmoronamento.

O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Santa Catarina, a Defesa Civil de Brusque, a Secretaria de Infraestrutura Estratégica, através do Departamento de Trânsito, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) e a SC Gás, estiveram no local para dar apoio logístico a ocorrência.

Além da ponte, foram registrados danos em uma adutora de 250 mm do SAMAE que abastece a região dos bairros Steffen, Volta Grande e Bateas. A rede de distribuição de Gás Natural Veicular (GNV) também precisou ser interditada. O vazamento de água foi contido por volta de 21h e do combustível as 22h. Algumas ruas próximo a ponte poderão ser afetadas com falta de água neste quinta-feira (23).

O prefeito de Brusque, Ari Vequi compareceu o local e acompanhou o trabalho das equipes. “Felizmente tivemos apenas dados materiais, nenhuma pessoa ficou ferida e vamos já nesta quinta-feira identificar as causas desta ocorrência e iniciar o trabalho de reconstrução”.

Obras da Beira Rio margem esquerda

Deste os primeiros momentos da ocorrência, começaram a circular nas redes sociais imagens de máquinas e tratores nas obras da Avenida Beira Rio – margem esquerda. Técnicos do consórcio que executam a obra estiveram no local e vão avaliar a interferência da obra na ocorrência.

Trânsito

Durante a madrugada desta quinta-feira a equipe do Departamento de Trânsito de Brusque providenciará placas de orientação pra quem chega ou saí da Avenida Ivo Silveira via a ponte Santos Dumont. As duas alternativas disponíveis são as pontes do Trabalhador e da Estrada da Fazenda.

Sobre a ponte

A ponte Santos Dumont foi construída na segunda metade da década de 90 do século passado. Já passou por, pelo menos, uma grande obra de reforma estrutural e hoje é um dos principais acessos entre Brusque e Gaspar.