Propostas de zoneamento urbano e índices urbanísticos são apresentados em reunião com prefeito Ari Vequi

Propostas fazem parte dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Brusque

27 de abril de 2023

O prefeito Ari Vequi realizou, na tarde de quarta-feira (26) uma reunião com os técnicos da Comissão Municipal à frente dos trabalhos de revisão do Plano Diretor. O objetivo do encontro foi apresentar as propostas do Zoneamento Urbano e os Índices Urbanísticos, instrumentos que compõem o conjunto de leis do Plano Diretor.

“Apresentamos ao prefeito as propostas delineadas pela Unifebe, entidade que faz parte da revisão, e detalhar aspectos relevantes das modificações que o novo mapa de zoneamento de Brusque terá”, destaca o diretor de Planejamento Urbano e coordenador da Comissão Técnica Municipal de Revisão do Plano Diretor, André Felipe Bozio.

“É importante que toda a gestão municipal fique a par dos pontos mais relevantes e que todos saibam das propostas para se discutir em conjunto com a Comissão os objetivos dessa Revisão do Plano Diretor”, frisa.

André aponta, ainda, que “as propostas realizadas pela Unifebe estão embasadas em sobreposições de diversas bases de dados construídas na etapa de diagnóstico municipal e num bom tom urbanístico, mas é preciso que toda a literatura, dados científicos analisados e sobreposições das leituras comunitárias sejam alinhadas ao escopo do nosso trabalho prático e convirjam aos anseios e preceitos do nosso trabalho diário do planejamento urbano brusquense”.

De acordo com o diretor, a literatura, os dados técnicos e comunitários são importantes para a definição das propostas, mas a prática urbanística é o que vale. “O ponto é: encontrar o denominador comum entre a teoria e a cultura/demanda da cidade, até porque, o município é nosso laboratório, e é nesse ambiente que as tentativas, erros e acertos acontecem”, explica.

O próximo passo são as Audiências Públicas que têm por objetivo apresentar todas as propostas à população interessada, debatendo e alinhando para a consecução das minutas de lei. “A participação popular, principalmente nesse momento, é importantíssima para que o andamento do processo se dê de forma legítima e o planejamento urbano seja efetivamente participativo, conforme nossa Constituição e Estatuto da Cidade preveem”.

As audiências públicas serão realizadas na Câmara de Vereadores, sempre das 18h às 22h30. Confira o calendário:

10 de maio – Uso ocupação e conectividade do território
17 de maio – Produção, consumo e inovação / Qualidade e segurança ambiental