Projeto “Trânsito Quiz” inicia as atividades em 2023

Primeira atividade ocorreu na Escola Alberto Pretti, nesta terça-feira (07)

BRUSQUE

  7 de março de 2023


Ouça o texto
Projeto “Trânsito Quiz” inicia as atividades em 2023

O Projeto “Trânsito Quiz” começou com as atividades do ano de 2023, o evento ocorreu nesta terça-feira (07). Este ano o projeto vem cheio de novidades, com a participação dos alunos dos municípios das cidades de Guabiruba, Indaial, Gaspar e Timbó. Em Brusque participa do projeto 18 escolas, contando com o envolvimento direto e indireto de cerca de 2 mil alunos. A primeira escola da cidade a receber o Quiz foi a Escola Alberto Pretti, na Limeira.

O agente de trânsito da GTB de Brusque, Adriano Rocha, falou desse começo das atividades. “Hoje demos uma aula para os alunos, orientações referentes ao projeto e entrega do material didático para eles estudarem até a primeira competição. O objetivo do projeto é uma educação contínua, não há a necessidade de o agente de trânsito estar todo dia em sala de aula abordando esses temas como eles, então, com esse material, eles vão estar estudando direto, juntamente com os familiares,” disse.

Como funciona o quiz?

O jogo consiste em 22 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.

Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

O programa

O programa Trânsito Quiz está na terceira edição. A primeira edição aconteceu em 2019, onde 11 escolas participaram contando com mais de 600 alunos. O público-alvo foram os sexto ano, desenvolvido em etapas: a primeira etapa foi em sala de aula, com palestras passadas aos alunos, e nas etapas seguintes foram as competições, com salas contra salas, dentro das escolas e, logo em seguida, escola contra escola.

Inscreva-se na newsletter.