Projeto social no Nova Brasília ensina valores e potencializa novos talentos em Brusque

Há cerca de quatro anos, um projeto social no bairro Nova Brasília vem mudando a vida de crianças de 7 […]

5 de junho de 2023

Há cerca de quatro anos, um projeto social no bairro Nova Brasília vem mudando a vida de crianças de 7 a 11 anos por meio do esporte. Iniciado através de uma ação da Igreja Nação Forte Brusque, o Nação Fut Brusque surge como uma esperança para crianças carentes que possuem o sonho de jogarem futebol, ao mesmo tempo em que promove entretenimento e ensina valores aos quase 100 participantes.

A iniciativa recebeu a visita recentemente dos diretores da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Edemar Aléssio, o Palmito, e Marciano Giraldi. Eles viram de perto toda condução dos trabalhos que é feito pelos professores e, acima de tudo, o trabalho voluntarioso de pais e, principalmente, a alegria das crianças que participam do projeto.

Elas tiveram a oportunidade de ouvir um pouco da trajetória de Palmito, que é ex-atleta profissional, sendo campeão catarinense de 1992 pelo Brusque FC. Ele aproveitou o bate-papo descontraído para lembrar que sempre teve o sonho de tornar-se jogador, por isso, sempre tinha uma bola de baixo do braço. “Onde eu ia levava ela”. Palmito ainda incentivou as crianças a darem o melhor em busca deste sonho, mas ressaltou a importância de que, antes de serem bons atletas, é preciso que todos sejam bons cidadãos.

O projeto Nação Fut Brusque conta com diversos apoiadores, todos voluntários. A Prefeitura de Brusque é parceira por meio do Programa Arthur Schlösser de Incentivo ao Esporte, auxiliando no custeio, por meio do Bolsa-Técnico, de uma das treinadoras que comandam a iniciativa.

A profissional de educação física Manoele Romero é uma das coordenadoras das atividades. Ela explica que o Nação Fut nasceu com o intuito inicial de atingir crianças do bairro Nova Brasília, mas que o projeto já chegou a ser realizado também no bairro São Luiz. “Um projeto grande, há muito tempo em nosso coração”, relata.

Ela ressalta que a maioria das crianças participantes não tem condições de vivenciar o esporte de forma diferente. O Nação Fut permite que essas crianças façam amizades e traz fundamentos básicos do esporte e da vida. “É um incentivo para que eles continuem em busca dessa jornada”, diz. “Tem a questão social, de respeito, regras, e também de rendimento, tanto no esporte como na escola. Acredito que o projeto tenha ajudado muito nisso também. Sou muito grata e feliz por isso.
É gratificante porque a gente vê o brilho no olhar de cada criança que está aqui”, finaliza.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos no instagram @nacaofubrusque