Projeto RoboGarden começa nesta segunda-feira (15)

Plataforma tem objetivo de ensinar níveis de programação e estimular o pensamento computacional

15 de agosto de 2022

Projeto RoboGarden começa nesta segunda-feira (15)

A Prefeitura de Brusque em parceria com a Secretaria de Educação, iniciaram nesta segunda-feira (15) o projeto RoboGarden, uma plataforma gameficada, canadense, que tem como objetivo ensinar diferentes conceitos de codificação, valores morais e aumentar o conhecimento nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Através de um ambiente game-based que entretêm os alunos ao mesmo tempo que ensina de forma lúdica e ativa, a plataforma conecta com mundos animados, possuindo jornadas e missões a fim de ensinar codificação do nível básico ao profissional, iniciando como a programação por blocos e avançando até a programação profissional JavaScript e Python.

O projeto está sendo desenvolvidos com sete escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo elas EEF ngelo Dognini, EEF Prof Augusta Knorring, EEF Dr Carlos Moritz, EEF João Hassmann, EEF Paquetá, EEF Oscar Maluche e EEF Prof José Vieira Corte. As aulas estão sendo realizadas no contraturno escolar, com licença para 300 alunos e 21 professores.

Thiago Spiess, diretor da EEF Dr Carlos Moritz, comenta sobre o envolvimento dos alunos com o projeto. “Nesse primeiro encontro, os alunos demonstraram muita facilidade em entender a proposta da Plataforma, que é bem intuitiva. No primeiro momento, conversamos com os alunos sobre a importância de se conhecer a linguagem de programação e seus usos no nosso dia a dia. O primeiro contato com a plataforma foi um sucesso. Rapidamente, após assistir um curto tutorial, cada aluno em seu Chromebook iniciou suas missões de forma individual. Nessa primeira aula tivemos alunos que já chegaram na terceira aventura, demonstrando agilidade e raciocínio lógico. Ao consultar o painel de controle, observamos que eles conseguiram concluir os desafios dentro do tempo esperado e com bem poucas tentativas”, ressalta o diretor.

As jornadas de aprendizagem de programação da RoboGarden são contextualizadas e permitem desenvolver habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como exercitar a curiosidade intelectual, recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Em casa, os alunos terão acesso ao aplicativo através de seu computador pessoal. Brusque é a primeira cidade do país a implantar a plataforma RoboGarden na educação municipal. A Secretaria de Educação passou por uma formação interna, para saber como implementar a tecnologia. “Fomos mencionados no site oficial do RoboGarden Canadá, como uma cidade parceira, e pioneira no projeto piloto. É uma grande novidade para a Rede Municipal, fazer parte do projeto é muito importante, que por meio de trilhas de aprendizagem com os anos iniciais e finais, desenvolve o pensamento computacional”, comenta Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Secretária de Educação.