Projeto prevê qualificar o serviço de Atenção Farmacêutica

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam as informações para aplicação de um questionário com os usuários

BRUSQUE

  14 de abril de 2022


Ouça o texto
Projeto prevê qualificar o serviço de Atenção Farmacêutica

Nesta quinta-feira (14), foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, a apresentação de do projeto sobre o uso correto de medicamentos, que visa estreitar os laços entre a Atenção Farmacêutica e seus usuários. A farmacêutica, Camila Gili, e a estagiária, Dadieska de Carvalho, explicaram para as duas turmas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), uma pela manhã e outra à tarde, a metodologia e como funcionará a execução do projeto.

Camila explica que nesta primeira etapa será aplicado um questionário com os pacientes que usam os medicamentos da Rede de Atenção Básica, para ter um retrato da realidade e a partir disso traçar metas, para qualificar o serviço. “Serão perguntas simples, que serão feitas pelos agentes, mas que são importantes, por exemplo: onde o paciente armazena o medicamento, as condições? Se quando ele recebe o remédio, é repassada as informações corretas do uso, a dosagem, horários? A partir disso vamos fazer uma análise de dados e encaminhar nossas ações”.

De acordo com a farmacêutica, a conduta do paciente e do servidor, pode ser determinante no tratamento da doença. “Nossa preocupação é de como, e o que é feito depois que o medicamento sai da farmácia. Se o paciente foi orientado, por que, os horários de tomar o remédio, por exemplo, são importantes no efeito. A forma que ele fica armazenado, lugar mais úmido, mais seco, exposto ao sol, tudo pode alterar”.

Os questionários serão aplicados até o início de maio, e após esse período, os dados serão tabulados, para sequência do projeto. No total, 70 ACS participaram do encontro.

Na oportunidade, a farmacêutica, Tereza Busnardo, também abordou sobre o protocolo de orientação para realização do cuidado farmacêutico.

Inscreva-se na newsletter.