Projeto “Fomento a Novos Artistas” valoriza a cultural local

Produções foram idealizadas por Davi Caturani, e viabilizadas através do Prêmio Wilson dos Santos 2022

BRUSQUE

  2 de maio de 2023


Ouça o texto
Projeto “Fomento a Novos Artistas” valoriza a cultural local

Na última quinta-feira (28) foram lançadas as produções audiovisuais de artistas locais, produzidas através do Prêmio Wilson dos Santos 2022, de apoio à cultura. O projeto intitulado “Fomento a Novos Artistas”, foi idealizado por Davi Caturani, e teve o objetivo de dar oportunidades para artistas que estão iniciando sua carreira autoral no município.

O projeto está na segunda edição, e dessa vez dois artistas solos e duas bandas foram escolhidos para produzir três músicas e três vídeo-clipes. “O projeto foi criado por mim durante a pandemia quando percebi que vários artistas talentosos não tinham recursos para pagar os custos de produção. Logo encontrei um amigo, Gustavo Pereira, que me ajudou a tirar esse projeto do papel. Organizamos o projeto para que, com recursos públicos, os artistas pudessem produzir o “single” com todos os outros materiais que são necessários para divulgação também, como sessão de fotografia para capa, videoclipe, ajuda com pitching e lançamento”, destaca Davi.

Todas as produções audiovisuais foram feitas pelo Estúdio Pistache, de Davi Caturani.

Conheça os artistas do projeto

Meu Amor, de Wellington Comte

A primeira produção foi a do artista Wellington Comte, da música “Meu Amor”. A canção e o videoclipe podem ser conferidos através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ZV5otlfWVMs.

O artista, produziu a música de forma autoral para o 1° Festival da Canção, realizado em 2022, pela Fundação Cultural de Brusque. A ideia do clipe foi trazer a sensação de estar conversando com a câmera. Na tentativa de explorar a perspectiva intimista do artista para o público. Por isso o cenário escuro e luzes fortes direcionadas.

“As referências musicais que eu tive foram através da bagagem de estudos do conservatório de Itajaí, onde estudei muito bossa nova, samba, choro e música popular brasileira em geral. O processo de composição é relativo de pessoa para pessoa, e de canção para canção, no caso de ‘Meu Amor’, primeiro compus a harmonia e arranjos no violão para depois inserir as melodias e a letra. O processo durou cerca de quatro meses”, ressalta o artista Wellington Comte.

Welingtton Conte é nascido em Francisco Beltrão, no Paraná. O artista se mudou para Brusque aos dois anos de idade. Começou a tocar violão aos 12, quando teve contato com a música na escola Paquetá, onde estudava. Continuou estudando música e participando de projetos de bandas de rock no município, como a Lost Pines onde é baixista e vocalista.

Em 2021 entrou no conservatório de Itajaí e passou a se dedicar ao violão. A poesia sempre esteve muito presente em sua vida, o que contribui muito em suas composições. Tem quatro singles lançados em todas as plataformas digitais: “Cheiro de Vazio”, “Lobo Incolor”, “Dias Sensíveis”, e agora por último “Meu Amor”.

Tímida Demais, de Isis Blue

A artista Isis Blue, de 22 anos, lançou o clipe da música “Tímida Demais”. A cantora brusquense trilha a carreira solo com um repertório autêntico que navega entre gêneros como rock, blues, r&b e jazz em uma releitura própria. Essa é a segunda música da carreira autoral e dessa vez, uma composição original.

A ideia central do projeto foi um clipe conceitual que divergisse com a ideia da música, onde a personagem se mostrasse muito mais confiante do que tímida. A artista comenta que a canção inicial surgiu em 2019, com um refrão feito por seu amigo. Com o projeto, Isis pode escrever o que faltava da letra, e gravar o clipe. Ela ainda ressalta que o processo de produzir uma música é o seu preferido, e que abre um mar de possibilidades.

“O processo de gravação do clipe foi incrível. Amo todos os detalhes, deste roteiro, conceito, produção e depois a edição. Queria trazer essa ideia de making off no clipe para mostrar o contraste de uma pose com um momento de distração em um ensaio de fotos. Sou muito ligada a ambientes antigos. Adoro o conceito retrô e acho que conseguimos passar essa ideia com os inserts em VHS e a edição impecável das imagens no pós. Fiquei muito feliz com o resultado final”, conta a cantora, Isis Blue.

O clipe pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ImZ1t4ts7Vs.

O Que Ficou Pra Trás, de Torvelim part. Pétala Quinto

As bandas Torvelim e Pétala Quinto, fizeram a produção audiovisual da canção “O Que Ficou Pra Trás”. O clipe pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Xlw-Bv0_RhM.

“Às vezes o que separa um artista de sucesso de um artista desconhecido é apenas a falta de oportunidade. Projetos como o nosso, quebram essa barreira financeira e equilibram um pouco o cenário musical para que artistas talentosos consigam um ‘empurrãozinho’ rumo à uma carreira mais sólida. É importante que todos na indústria musical tenham consciência de como o mercado artístico é de certa forma injusto para que possamos tornar a arte mais democrática”, finaliza o idealizador do projeto, Davi Caturani.

Inscreva-se na newsletter.